PUB

Santiago

Praia: Alunos já têm Linha 15 para o novo Campus da Uni-CV a partir de hoje

A linha 15 do transporte público, Sol Atlântico, com o trajeto “Plateau – Campus da Uni-CV – Plateau” começa a funcionar a partir desta segunda-feira,4, dia do arranque do novo ano lectivo na referida universidade. Ao que tudo indica a manifestação da população de Safende para recuperar a linha 15 não surtiu efeito junto da Sol Atlântico.
A universidade de Cabo Verde publicou na sua página oficial do Facebook, que a linha 15 do transporte público, Sol Atlântico inicia nesta segunda-feira,4, a trajetória “Plateau – Campus Da Unicv – Plateau”.
A informação agradou os universitários que até agora vinham se deslocando ao local para questões de matrícula, e outras, através de hiaces que vão para a Cidade Velha, ou então, através da linha 12 que não chega nem perto do novo campus, em Palmarejo Grande.
A abertura da linha de transporte público para o novo campus coincide com o arranque do ano lectivo na Universidade de Cabo Verde, esta segunda-feira,4.
Manifestação de Safende sem efeito – histórico
De relembrar que a comunidade do bairro de Safende manifestou-se no passado dia 25 de setembro, pedindo a devolução da linha 15 para a população dessa comunidade.
Segundo a Associação Amigos de Safende a população do bairro, com mais de 15 mil habitantes, enfrenta dificuldades, nomeadamente, custo adicional de vida por falta de acesso e mobilidade, sobretudo pela ausência de uma linha de autocarro que liga o interior do bairro, Alto Safende, ao centro da cidade.
Depois da identificação da necessidade, no ano de 2019, e de articulações com a câmara municipal e com a empresa Sol Atlântico, diz a associação, foi atribuído ao bairro a linha 15.
Entretanto, ficou acordado que a mesma seria efetivada mais tarde, sendo o último prazo estabelecido até janeiro de 2020.
“Muitas trocas, reuniões e visitas, dentro e fora do bairro, levou a que em fevereiro de 2021 fossem inclusive feitos alguns trabalhos de colocação de sinais verticais de paragens no itinerário e aventado 28 de abril como abertura da linha 15: Alto Safende/centro da cidade”, garante a mesma fonte.
“Passou 28 de abril de 2021 sem termos esta realidade”, lamenta a associação, acrescentando que, na semana de 20 de setembro, assistiu, “com espanto”, que afinal a linha 15 vai ser atribuída a um outro itinerário.
É neste sentido que a organização procedeu com uma manifestação pacífica, exigindo a devolução e implementação da linha 15 no bairro.
Ao que tudo indica, a manifestação não surtiu efeito pois já foi anunciado que a linha 15 do transporte público da empresa Sol Atlântico inicia nesta segunda-feira,4, o trajeto “Plateau – Campus da Uni-CV – Plateau”.

PUB

PUB

PUB

To Top