PUB

Educação

Sindep diz que classe docente continua a ser marginalizada pelo Governo

O Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) considera que a classe dos professores vem sendo marginalizada pelo Governo, isto devido a questões que se encontram por resolver desde 2010.

Tendo em conta esta situação, o Sindep apela aos professores para se unirem a fim de fazerem valer o respeito e a dignidade que esta classe merece.

O Vice-presidente do Sindep, Jailson Lopes, em conferência de imprensa realizada hoje na cidade da Praia, lembrou que os professores continuam a ser marginalizados pelo Governo na resolução dos problemas que afetam a classe desde 2010 a esta data.

“Os docentes cabo-verdianos continuam a ser marginalizados pelo Governo na resolução dos problemas da classe”, declara o sindicalista, que aponta problemas que carecem de resolução desde 2010.

Entre os problemas, aponta requalificações pendentes, congelamento na evolução de carreira e salários desde 2016, falta de respeito no uso de poder por parte de gestores e delegados.

Jailson Lopes ainda fala do “subsídio pela não redução da carga horária dos aposentados entre 2010 e 2015, congelamento de evolução na carreira de acordo com o estatuto da carreira do pessoal docente, mudança de nível aos professores assistentes de acordo com o mesmo estatuto, pagamento de subsídios pela não redução da carga horária, e congelamento do salário desde 2016” como questões que afetam a classe e precisam de ser resolvidos.

Tendo em conta a Sessão Plenária da Assembleia Nacional de amanhã onde se vai também debater a educação no país, Jailson Lopes, afirma que teve encontros com os deputados, onde lhes forneceu imputes para a interpelação no Parlamento.

Sublinha ainda que caso as reivindicações da classe não sejam atendidas, não descarta outras formas de luta incluindo greves e manifestações.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top