PUB

Mundo

Canárias: Vulcão de La Palma não dá sinais de abrandar 

Três semanas depois da primeira explosão, o Vulcão da “Cumbre Vieja”, na Ilha Espanhola de La Palma (no Arquipélado das Canárias), não dá sinais de abrandar, pelo contrário. A actividade sísmica continua a aumentar em número e intensidade.

Em 48 horas foram registados 180 terramotos – aponta, na manhã deste sábado, 9, o portal pt.euronews.com -, sempre a uma profundidade superior a dez quilómetros, que podem indiciar uma nova Erupção, longe da caldeira principal.

A lava cobre já mais de 470 hectares. Nas últimas contas, “Cumbre Vieja” já destruiu 775 edifícios e mais de cem hectares de campos agrícolas, sobretudo plantações de bananeiras.

As infra-estruturas da Ilha do Arquipélago das Canárias estão, também, severamente afectadas, e a factura oficial dos prejuízos está já nos 400 milhões de euros.

O terreno conquistado pela lava, no Oceano Atlântico, o chamado “Delta de Lava”, chegou, entretanto, à extremidade da placa marítima da Ilha e corre o risco de ruir, produzindo uma súbita libertação de gases, explosões hidro-magmáticas e ondas.

Qualidade do ar estável
Em matéria de emissões de gases tóxicos, a Erupção do Vulcão “Cumbre Vieja”, iniciada a 19 de Setembro, encontra-se, há alguns dias, numa fase estável.

As emissões diárias de Dióxido de Enxofre atingiram quatro mil 994 toneladas e a emissão difusa de Dióxido de Carbono é de mil 668 toneladas por dia, semelhante aos dias anteriores e que leva as Autoridades a classificar a qualidade do ar como “Regular”, de acordo com o Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias.

No Vale de Aridane, onde tem havido algumas medições ocasionais, que excederam os níveis de alerta de Dióxido de Enxofre e depois baixaram, os residentes podem fazer a sua vida normal, mas com uma máscara, e só é recomendado sair o menos possível e sempre com uma máscara FFP2, para aqueles que sofrem de problemas pulmonares ou brônquicos, notadamente: asma, problemas cardíacos, mulheres grávidas e crianças pequenas.

Estes picos de Dióxido de Enxofre foram pontuais em El Paso e Los Llanos de Aridane, pois, só ocorreram durante as primeiras horas da manhã deste sábado, 9, e, no resto do dia, os valores foram normais.

Além disso, a Pluma de Cinzas e Dióxido de Enxofre, que se espalha do Vulcão, está a afectar o funcionamento não só do Aeroporto de La Palma, mas também de um dos dois aeroportos de outro das ilhas do Arquipélago Espanhol, Tenerife (Norte), e não é de excluir que possa chegar ao segundo Aeroporto desta Ilha, e, também, ao de La Gomera.

PUB

PUB

PUB

To Top