PUB

Casimiro de Pina

Presidenciais: Casimiro de Pina quer justiça “célere e centrada no respeito dos valores constitucionais”

Na sua jornada de campanha pelo Bairro de Santo António, Praia, local da sua residência, ontem, Casimiro de Pina prometeu que, caso eleito, vai trabalhar para que haja uma mudança na cultura jurídica do país. Isto para que se tenha uma justiça mais “célere e centrada no respeito dos valores constitucionais”.

Casimiro de Pina, confiante na vitória do dia 17 de outubro, diz prestar especial atenção à questão da justiça e da segurança no país.

“O que posso dizer é que a partir do dia 17 de Outubro, tudo indica que, pelo grau de simpatia que tem havido à volta da minha candidatura, e pela consistência, serei o próximo Presidente da República, um Presidente de todos os cabo-verdianos e, sobretudo, muito preocupado com as questões de justiça e segurança”.

Nestes dois campos, o candidato diz que vai trabalhar de  modo a haver uma mudança de cultura jurídica, pois, justificando que a justiça deve ser “célere e centrada no respeito dos valores constitucionais e princípios arquecilogicos normativos supremos”.

Segurança 

No que tange à questão da segurança, Pina frisa que o Estado é quem tem toda a responsabilidade de cuidar e velar pela segurança, mas promete exercer uma magistratura de influência para ajudar na questão.

Pina pediu um voto de confiança e que “eu exercerei, com muita competência e rigor, as competências constitucionais que terei a partir de 17 de Outubro, na área da Justiça e de segurança”.

10º dia prossegue na Praia

Neste  sábado, 9, quando a campanha entra no seu 10 dia, Pina vai apresentar a sua candidatura aos jovens da Praia e falar dos poderes e função presidencial, esclarecendo  dúvidas  sobre o desempenho de um Presidente da República.

Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto direto, universal e pluralista. 

A eleição para o Presidente da República que sucederá a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, acontece no próximo dia 17 de Outubro e concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro. 

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top