PUB

Mundo

Canárias: Novo rio de lava em La Palma

Imagem: sapo24

Há um novo rio de lava a descer do Vulcão da Ilha espanhola de La Palma, no Arquipélago das Canárias. Parte do Cone da “Cumbre Vieja” colapsou e o magma encontrou um novo caminho até ao Oceano Atlântico. As contas da destruição dispararam: mais de mil edifícios foram engolidos ou severamente afectados.

De acordo com as autoridades espanholas – citadas pelo portal pt.euronews.com -, o novo fluxo de lava corre dentro da área que foi preventivamente evacuada depois da Erupção de 19 de Setembro. Aliás, foi há precisamente três semanas, o momento em que seis mil pessoas foram “forçadas” a abandonar as casas.

Peritos mantêm-se particularmente atentos à evolução do chamado “Delta do Vulcão”, ou seja: a massa de lava que entra em contacto com a água e estende a superfície da Ilha.

Teme-se que transborde a Placa Marítima de La Palma, causando explosões e grandes ondas. Para já, as autoridades acreditam que o impacto fica circunscrito à área que já está desocupada.

O Aeroporto de La Palma voltou a estar operacional, mas aos aviões que voam para a Ilha é recomendado que viajem com um reforço de combustível, porque, de um momento para o outro, pode ser necessário encerrar o espaço aéreo.

PUB

PUB

PUB

To Top