PUB

Mundo

Canárias: Lava de “Cumbre Vieja” atinge 595 hectares de La Palma

Imagem: elpais

Mais de 595 hectares de área da Ilha de La Palma, no Arquipélago das Canárias, já foram afectados pelo fluxo de lava expelida pelo Vulcão “Cumbre Vieja”, que aumentou após o flanco Norte ter desabado no sábado, proporcionando maior fluidez no escoamento.

De acordo com o Relatório divulgado esta terça-feira, 12, pelo Departamento de Segurança Interna do Governo (DSN) Espanhol – e a que jn.pt teve acesso -, o fluxo mais activo de lava, actualmente, está localizado mais a Norte.

Enquanto um dos fluxos de lava avança em direcção ao Oceano Atlântico (estava nesta manhã, a, aproximadamente, 300 metros), na segunda-feira, 11, o outro provocou a combustão de hidrocarbonetos ao passar por uma Fábrica de Cimento, o que obrigou ao confinamento de três mil 500 pessoas, nas áreas de El Paso e Los Llanos de Aridane.

Além disso, foi proibido o acesso a Tazacorte, através das áreas evacuadas, até que a situação ao Norte da Montanha Todoque seja avaliada.

De acordo com o Centro de Emergência das Ilhas Canárias, o confinamento será mantido até nova avaliação, nesta terça-feira, 12, devido ao avanço do fluxo de lava na Zona Industrial de Callejón de la Gata, que pode afectar mais armazéns e causar novas combustões e emanações de gás, que podem ser perigosos.

Em qualquer caso, de acordo com o Relatório já citado, todos os fluxos de lava avançam na zona de exclusão, onde ocorreu a retirada de moradores. Junto com a nuvem de Dióxido de Enxofre, há uma quantidade significativa de cinza vulcânica que se move na direcção Leste, devido aos ventos fortes, embora os valores de Dióxido estejam abaixo do limite de risco.

Sismos continuam…

Os sismos também continuam, e, nas últimas horas, foi registado um terramoto de magnitude 4,1 na Escala de Richter e cujo centro estava a uma profundidade de 13 quilómetros.

Os aeroportos das Ilhas Canárias estão operacionais, embora as companhias aéreas cancelem vôos para La Palma.

O Vulcão “Cumbre Vieja” entrou em Erupção em 19 de Setembro, obrigando à retirada de mais de seis mil pessoas das zonas afectadas.

A Erupção já afectou o cultivo da banana e o Turismo, as principais fontes de receitas da Ilha, onde vivem perto de 85 mil pessoas.

O Arquipélago das Canárias é uma das Regiões Autónomas do Reino de Espanha. Com uma área de sete mil 447 quilómetros quadrados, fica na África, é banhado pelo Oceano Atlântico e pertence à Região da Macaronésia, juntamente com Açores e Madeira (Regiões Autónomas Portuguesas) e Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top