PUB

Política

Governo diz que acusações do PAICV sobre o Orçamento são “eleitoralistas”

O Governo reagiu hoje às declarações do PAICV, a propósito do Orçamento de Estado para o ano 2022, dizendo que as mesmas constituem “uma lógica meramente eleitoralista” e que o partido “não deu importância ao que mais interessa aos cidadãos e às empresas”.

Em comunicado, em resposta às declarações do Secretário-geral do PAICV, Julião Varela, o Governo alega que “ o PAICV fez uma leitura seletiva, com uma lógica meramente eleitoralista e não deu

importância ao que mais interessa aos cidadãos e às empresas”, do Orçamento do Estado para o ano 2022.

Afirma ainda que o Governo tem trabalhado para garantir a segurança sanitária, proteção social, assim como garantir apoio na recuperação económica.

O Governo justifica o aumento do IVA com o facto de se ter de pagar 24 milhões de contos em serviços da dívida pública.

No que se refere à taxa de 5% nos direitos referentes a produtos importados,  justifica que a medida “enquadra-se no processo de racionalização de benefícios fiscais e do compromisso de implementação gradual da Tarifa Exterior Comum da CEDEAO, mas que não afecta aos bens de consumo de primeira necessidade”.

Recordes-se que o PAICV se manifestou contra o Orçamento do Estado porque considera que este aumenta a carga fiscal sobre as empresas e que não satisfaz as necessidades das famílias cabo-verdianas.

PUB

PUB

PUB

To Top