PUB

Fernando Delgado

Presidenciais: Fernando Delgado promete dar a “devida atenção” à Cultura caso for eleito 

O candidato às presidenciais de 17 de Outubro, Fernando Rocha Delgado promete, caso for eleito Presidente da República, dar a “devida atenção” à Cultura e aos seus agentes, por considerar o setor uma bandeira de Cabo Verde. 

Fernando Delgado, que se encontra em campanha em Santiago, esteve em São Domingos e Cidade Velha para ações de campanha. Em São Domingos, terra do artista Ntoni Denti d’Oru, que homenageou e prometeu, caso seja eleito Presidente da  República, influenciar para trazer “mais visibilidade e ganhos” à Cultura e aos seus fazedores.

“Há que transportar a nossa Cultura para todos os pontos do mundo e sua promoção será um dos destaques da minha Presidência”, reiterou Fernando Delgado, para quem os músicos e outros fazedores de arte, de forma geral, terão “o devido tratamento” da Presidência da República, com ele na cadeira.

Numa crítica ao Governo, o candidato considerou que houve “uma desconsideração” quando não se apoiou os artistas durante a pandemia, pois “todos contribuem para Cabo Verde, de forma directa ou indirecta”.

“Eles merecem uma atenção especial porque também contribuem para o crescimento do País que, aliás, é conhecido lá fora através da nossa cultura”, concretizou.

Setor militar “debaixo de olho”

Um outro sector que Fernando Delgado tem “debaixo de olho” é o militar, e, aqui, avançou que a instituição castrense está a necessitar de “profunda remodelação”.

Caso seja eleito, e estribado no poder de influência, promete, junto do Governo, trabalhar para que a remuneração de um soldado seja aumentada para o valor da pensão social, ou seja, cerca de sete mil escudos.

Entretanto, na Cidade Velha voltou a reiterar a ideia de ser “mais um ministro fora do Governo”, um presidente “ativo e presente” junto das comunidades.

Nos seus diversos contactos no sítio Património Mundial da Humanidade, com passagem pela conhecida Rua Banana, sempre a dizer às pessoas que ali se encontra para passar a sua mensagem, mas que o voto é livre, Fernando Delgado considerou que o berço da cabo-verdianidade necessita de melhoramentos.

14º dia campanha regressa a São Vicente

Depois de vários dias em Santiago, Fernando Rocha Delgado segue hoje para São Vicente onde deverá encerrar a campanha eleitoral. 

Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto direto, universal e pluralista.  

A eleição para o Presidente da República que sucederá a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, acontece no próximo dia 17 de Outubro e concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

C/ Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top