PUB

Gilson Alves

Presidenciais: Moradores da Cidade Velha parecem “estar a passar mal” – Gilson Alves

O candidato independente às eleições presidenciais de 17 de outubro, Gilson Alves, visitou, pela primeira vez, a Cidade Velha, em Santiago, Património da Humanidade, onde assegurou que, na sua política, primeiro vêm as pessoas e só depois os monumentos.

O candidato começou por afirmar que na sua visão de Presidente da República “mais forte” vai elevar o estatuto do País e representar Cabo Verde e Cidade Velha num patamar “de respeito, a nível de algo que nunca existiu” na arena internacional.

“Mas, para Cidade Velha ser preservada para a humanidade, Cabo Verde também tem de ser preservado, se Cabo Verde desaparecer neste entulho de turismo, de pobreza e desesperança, Cidade Velha não vai a lado nenhum”, afiançou.

Entretanto, Gilson Alves disse ter constatado que os moradores parecem “estar a passar mal”.

“Vivem dentro de um monumento, mas tenho a impressão que as pessoas são menos importantes que esse tal monumento. Respeito estas pedras e esta história, mas, estou mais interessado nas pessoas”, afirmou.

Alves referiu-se ainda ao monumento do pelourinho no centro da praça, onde se vendiam escravos e que, a seu ver, representa uma história de “coisas terríveis” entre seres humanos.

Político justo

“Proponho uma política que tenha supremacia total na política de Cabo Verde, mas, este é um político justo, que compreende o povo, exatamente, o contrário do que colonos fizeram connosco, exatamente contrário da história que este monumento conta”, sublinhou.

Mas, a história da Cidade Velha, afiançou, tem tudo a ver com Amílcar Cabral, uma das suas referências, que “não queria que a história de Cabo Verde se apagasse”.

“Ele queria colocar a nossa história nas nossas mãos para a escrever, mas não esqueçamos que se não houver gente, as pessoas não vão poder carregar a história coisa nenhuma, porque não vão ter força para andar”.

Sendo assim, sentenciou, antes dos monumentos deve-se “tratar do povo, colocar crianças nas escolas, dar aos pais e adultos um trabalho digno” e assim “cuidar da nossa terra” No

15.º dia de campanha a marcha do “poder absoluto” regressa a São Vicente

Gilson Alves retorna esta quinta-feira, 14, a São Vicente para dar início às suas atividades de encerramento de campanha. Mas, primeiro visita logo à chegada a vila piscatória de São Pedro.

Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto direto, universal e pluralista.

A eleição para o Presidente da República que irá suceder a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, acontece no próximo dia 17 de outubro e concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top