PUB

Hélio Sanches

Presidenciais:Hélio Sanches promete edificar memorial Amílcar Cabral em Santa Catarina

O candidato ao cargo de Presidente da República, Hélio Sanches, promete edificar um memorial Amílcar Cabral no concelho de Santa Catarina, Santiago, caso seja eleito, por considerar que Cabral é um património da nação cabo-verdiana, guineense e da humanidade.

Hélio Sanches não esconde a estima e respeito por Cabral.

 “Inspirei-me muito no ideário de Amílcar Cabral que foi um político exemplar no continente africano e em Cabo Verde. Considero que é um património da nação cabo-verdiana, guineense e da humanidade”, disse.

Nesse sentido prometeu ao povo de Santa Catarina e aos combatentes da liberdade da pátria, de Achada Falcão, particularmente da localidade de Djeu, “juntamente com o Governo, edificar um grande memorial dedicado a Amílcar Cabral”.

Este candidato considera que Amílcar Cabral merece esse tributo uma vez que é uma figura histórica mundial. 

“Os sucessivos Governos fizeram muito pouco para o pai da independência de Cabo Verde e da Guiné Bissau, sobretudo do PAICV que reivindica o seu ideário. Não é só falar de Cabral, mas é preciso perpetuar a sua memória, o seu pensamento é fazer com que os jovens conheçam a figura histórica de Amílcar Cabral”, sublinhou.

“Serei um presidente de todos os cabo-verdianos, mas também que irá recordar todos aqueles que trabalharam para Cabo Verde e o seu concelho”. Hélio Sanches prometeu ainda prestar um tributo a António Mascarenhas Monteiro como primeiro Chefe de Estado eleito democraticamente.

Santiago Norte

Hélio Sanhes, acompanhado por uma caravana composta na sua maioria por jovens, esteve esta quarta-feira, 13, em acções de campanha na região de Santiago Norte. Sanches percorreu as localidades de Purgueira, Achada Igreja, Achada Leitão, Pico Riba, no concelho de São Salvador do Mundo, depois passou por  Djunco, Cidade da  Assomada, Nhagar, Cruz Grande e Achada Além em Santa Catarina, antes de rumar para os concelhos do Tarrafal e Calheta.

 “Foi com grande emoção que passei hoje na zona de Nhagar localidade onde nasci e em Cruz Grande onde vivi a minha infância, foi também um momento de grande orgulho para mim e pelas pessoas que me receberam por ver um filho da terra ser candidato a Presidente da República”, regozija-se.

Durante o seu percurso, o candidato foi questionado sobretudo pelos jovens que elencaram uma série de dificuldades que vão desde a falta de água, o desemprego jovem e melhorias nas acessibilidades.

15º dia campanha continua em Santiago

Esta quinta-feira, 14, a candidatura de “novos tempos, novos líderes” vai estar em Santa Cruz, São Lourenço dos Órgãos e São Domingos, para levar a mensagem de esperança, de solidariedade e de união.

Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto directo, universal e pluralista. 

A eleição para o Presidente da República que irá suceder a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, acontece no próximo dia 17 de Outubro e concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro. 

c/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top