PUB

Política

Cabo Verde escolhe hoje o novo Presidente da República

Cabo Verde vai este domingo,17, a votos para escolher o novo Presidente da República que sucederá a Jorge Carlos Fonseca. No total estão inscritos 398.865 eleitores, distribuídos em 1.294 assembleias de voto, dentro e fora do país.

Ao todo existem 1.294 assembleias de voto, sendo 1.053 no território nacional e 241 nos diferentes países da diáspora cabo-verdiana.

Nas urnas são aguardados 342.778 eleitores no território nacional e 56.087 no estrangeiro.

Segundo a CNE, estima-se um total 7.776 membros nas assembleias de voto, a nível nacional e na diáspora.

No terreno estão 104 observadores internacionais para seguirem de perto as presidenciais cabo-verdianas e as urnas estão previstas abrir às 7h e encerrar às 18h.

Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto directo, universal e pluralista.

À corrida para o cargo do Presidente da República que sucederá a Jorge Carlos Fonseca concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas presidenciais aconteceram a 02 de Outubro de 2016, tendo sagrado-se vencedor Jorge Carlos Fonseca, à primeira volta, para um segundo mandato, com 74% dos votos, destronando Albertino Graça e Joaquim Monteiro.

PUB

PUB

PUB

To Top