PUB

Sociedade

Extradição Saab: Estados Unidos reconhecem “profissionalismo” do sistema jurídico de Cabo Verde

Os Estados Unidos reconheceram este domingo, 17, o “profissionalismo” do sistema jurídico de Cabo Verde no processo de detenção e extradição do venezuelano Alex Saab.

 
Em comunicado, o Embaixador dos Estados Unidos, em Cabo Verde, Jeff Daigle, começa por confirmar a extradição de Saab e avança que a “transferência foi conduzida em total conformidade com a lei cabo-verdiana e com decisões judiciais”, atestando que a mesma “é o culminar de um processo judicial muito complexo e moroso, envolvendo vários recursos que chegaram agora ao seu termo”.
 
“Os Estados Unidos reconhecem o profissionalismo demonstrado pelo sistema jurídico de Cabo Verde ao longo deste complexo processo judicial, que foi tornado ainda mais desafiante pela bem documentada e agressiva campanha de desinformação que procurou influenciar o processo judicial, influenciar a opinião pública, e manchar a reputação internacional de Cabo Verde”.

Segundo essa fonte, Saab será agora apresentado a um tribunal federal dos Estados Unidos para acusação, sendo que Saab “é presumido inocente até que seja provada a sua culpa para além de qualquer dúvida razoável, em tribunal”.
 
Conforme avança a agência Efe, Saab deverá ser ouvido na segunda-feira, 18 de outubro, às 13h00 locais, pelo juiz John J. O’Sullivan, do tribunal federal dos Estados Unidos, para o distrito do Sul da Florida.

Os Estados Unidos reafirmam a sua relação “duradoura” e de “cooperação” com Cabo Verde e reiteram o seu “firme compromisso em continuar a reforçar a sua parceria estratégica com Cabo Verde, nomeadamente nas áreas da Justiça, Defesa e Segurança”.
 
Histórico
Recorde-se que, conforme avançado em primeira mão pelo site A NAÇÃO, o venezuelano Alex Saab foi extraditado para os Estados Unidos da América (EUA), na tarde deste sábado,16, num avião do departamento de justiça norte-americano, que levantou voo por volta das 16h50 do aeroporto internacional Amílcar Cabral, no Sal.
Isto pouco mais de um ano e quatro meses depois de ter sido detido.Chega assim ao fim o mediático caso da detenção, em Cabo Verde, e a extradição para os EUA, de Alex Saab.
Um caso que muita tinta fez correr na imprensa nacional e internacional e que termina com a extradição efectiva do venezuelano, tido como testa de ferro do presidente Nicolás Maduro.
Alex Saab tinha sido detido a 12 de Junho de 2020, pela Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) e pelas autoridades cabo-verdianas, durante uma escala técnica no Aeroporto Internacional “Amílcar Cabral”, na Ilha do Sal, com base num Mandado de Captura Internacional, emitido pelos EUA, que o consideram um “testa-de-ferro” do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Os EUA acusam Alex Saab de ter branqueado 350 milhões de dólares (295 milhões de euros) para pagar actos de corrupção do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, através do sistema financeiro norte-americano.
Desde a detenção, até ao último momento, foram várias as tentativas da defesa de Alex Saab para travar a extradição, mas sem sucesso, tendo sido agora consumada.
Entre vários recursos junto do Tribunal Constitucional, a defesa do venezuelano alegou sempre inconstitucionalidades cometidas ao longo do Processo e na aplicação de normas em matéria de Direito Internacional, bem como a violação de regras da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), além de alegadas motivações políticas, estarem por detrás da extradição.Investidas infrutíferas, num caso mediático, que chamou as atenções de toda a comunidade internacional e que chega agora ao fim.
Pouco mais de um ano e quatro meses depois de ser detido, Alex Saab foi extraditado neste sábado,16, à tarde para os EUA.

PUB

PUB

PUB

To Top