PUB

Política

Hélio Sanches apela os cidadãos cabo-verdianos a votarem em consciência

O candidato a Presidente da República, Hélio Sanches,  exerceu o seu direito de voto esta manhã, na assembleia de voto do liceu Abílio Duarte, em Palmarejo,Praia, e apelou aos cabo-verdianos a escolherem o próximo Chefe de Estado, em consciência.

“É uma satisfação enorme que acabo de exercer o meu direito de voto, desta vez é diferente por ser candidato a Presidente da República de Cabo Verde, mas aproveito para apelar a todos os cidadãos cabo-verdianos a dirigirem-se à mesa de assembleia de voto para exercerem os seus direitos, em consciência.”

Hélio Sanches sublinhou, na ocasião, que o direito de voto é importante para que os cidadãos possam escolher em consciência o próximo Chefe de Estado, que é a escolha do mais alto magistrado da Nação cabo-verdiana.

Sanches mostrou –se ainda muito preocupado com a fraca afluência às urnas durante o período da manhã.

 “A impressão que tenho, neste momento, é que tem tido muito pouca afluência às urnas, isso não é muito bom no início do processo de votação, e espero que no período da tarde tenha uma maior afluência”.

E no sentido de mudar o cenário vereficado no período da manhã, o candidato apelou a todos os cidadãos cabo-verdianos no país, na diáspora e aos emigrantes radicados em Cabo Verde a dirigem-se à mesa de voto para escolher o próximo Presidente da República, uma vez que constitui uma oportunidade única para dizerem se querem ou não eleger o candidato.

“Todos os eleitores cabo-verdianos devem votar para que no final do dia possamos ter uma votação expressiva, que represente efectivamente aquilo que é o desejo do povo, sendo que um presidente deve ser eleito democraticamente, mas com muitos votos para ter legitimidade, o que significa a aceitação da população”.

Sanches avançou que vai passar o dia com a família e seguir com muita atenção todo o processo de votação em todo o país. E assegurou que no final do dia vai aguardar os primeiros resultados na sede do partido, em Achada Santo António, na cidade da Praia.

Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto direto, universal e pluralista.

À eleição para o Presidente da República que sucederá a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top