PUB

Política

Presidenciais: Pedro Pires pede aos cabo-verdianos para irem às urnas porque a escolha “é importante”

O ex-presidente da República, Pedro Pires, apelou hoje aos cabo-verdianos a irem às urnas e a exercerem o seu dever cívico de escolher o próximo Presidente da República, porque a sua escolha é “importante”.

“(…) Eu dirijo-me aos cabo-verdianos e cabo-verdianas para que participem na votação. É fundamental a participação dos eleitores, são eles que vão escolher o próximo Presidente da República, portanto, a sua escolha é importante, que venham muitos participar nas eleições”, disse em declarações à imprensa, na Praia, após exercer o seu direito de voto no Seminário São José, na Cidade da Praia, onde votou por volta das 10h.

Pedro Pires realçou o “enorme esforço” dos candidatos às eleições presidenciais deste domingo,17, e disse que, o “curioso” dessas eleições é que há sete candidatos, tendo procurado seguir, com atenção, as declarações de uns e de outros e disse achar que é “interessante”, embora haja “grandes diferenças” entre os vários candidatos, tendo em conta a sua experiência política.

“Houve diferenças, quer nos posicionamentos, quer na forma de exposição. De toda maneira, é enriquecedor, é interessante ver o enorme esforço dos vários candidatos, sobretudo os mais recentes, há um enorme esforço, esse esforço deve se louvado”, explicou..

Em relação aos posicionamentos de uns e de outros, disse que “também não gostaria de comentar agora, porque não é o melhor momento”, mas, de toda maneira, avançou que registou “com muito apreço a participação de sete candidatos, cada um à sua maneira” porque é uma prova interessante para o país”.

Instado a comentar uma possível alta taxa de abstenção, Pedro Pires respondeu que geralmente não se pode mudar, de um momento para o outro, a opinião das pessoas.

“O que eu posso, neste momento, é pedir que as pessoas participem, como o acto cívico, mas também como forma de escolha. Se nós queremos influenciar as decisões, queremos que as nossas opções sejam tidas em conta, temos de participar, por isso apelo que todos procurem participar, façam o seu melhor para que participem e venham votar”, afirmou.

Ainda nas suas declarações, Pedro Pires disse que a importância dos órgãos do poder e suas intervenções dependem, muitas vezes, de contextos e que neste momento há em Cabo Verde um contexto político, social e económico-financeiro em que o papel do Presidente da República torna-se mais importante.

“Nunca tínhamos tido uma situação de crise evidente durante a campanha eleitoral ou durante a eleição do Presidente da República, agora o contexto é diferente e o Presidente da República tem um papel muito importante a desempenhar, dependendo da evolução da situação financeira e social do País”, disse.

Tudo isto, entende Pedro Pires, faz com que o novo Presidente da República seja importante e actue num contexto diferente de todos os outros que o precederam. 

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top