PUB

Política

Presidenciais/São Domingos: Delegada da CNE espera diminuição do nível de abstenção

A delegada da Comissão Nacional de Eleições (CNE), em São Domingos, ilha de Santiago, espera que esta eleição presidencial termine com um nível menor de abstenção, ao contrário do que aconteceu em 2016.

Sanier Sena, que falava ao A Nação no início da manhã deste domingo,17, para fazer o ponto de situação da votação no concelho, recordou que, nos últimos embates eleitorais, as presidenciais registaram a maior taxa de abstenção.

Por este motivo, e por esperar que desta vez seja diferente, apelou aos munícipes para que se dirigiram  às urnas e exerçam o seu direito de voto.

Quanto à votação em si, a mesma fonte garantiu que tudo está a decorrer dentro da normalidade, com todas as mesas a funcionar desde as 7h00 da manhã, como estava previsto.

No município estão inscritos 9.708 eleitores, distribuídos por 45 mesas de voto.

A nível nacional estão inscritos 398.864 eleitores, sendo 342.777 no território nacional e 36.970 no conjunto dos países que integram a diáspora, que dispõem de 1.053 mesas de voto nos círculos nacionais e 243 no estrangeiro.

Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto directo, universal e pluralista.

À eleição para o Presidente da República, que sucederá a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

PUB

PUB

PUB

To Top