PUB

Política

Presidenciais: Votação em Achadinha Cima e Bairro Craveiro Lopes encerra sem grandes constrangimentos

As urnas na Achadinha Cima e Bairro Craveiro Lopes, na Praia, encerraram sem grandes sobressaltos às 18h, mais ou menos. A afluência aumentou à tarde. Mas houve pessoas que chegaram tarde e ficaram sem votar. 

A afluência aumentou nas assembleias de voto, mais para o fim da tarde, diferente do período entre 13 e as 16 horas, mas, por volta das 18 horas, algumas mesas ja tinham sido encerradas e algumas pessoas que chegaram tarde ficaram sem votar, especialmente em Achadinha Cima, segundo constatou o A NACÃO online, no terreno.  Ao meio da tarde, nem 50% dos inscritos tinham comparecido aos locais de voto.

Achadinha sem conflitos

Achadinha Cima, que possui o histórico de uma das assembleias mais conflituosas da Praia, continuou, no período da tarde, sem grandes constrangimentos.

 A presença de “boca de urna” e forte movimentação do eleitorado nos arredores, e dentro do Liceu Regina Silva, obrigou as forças policiais a intervirem algumas vezes, mas nada comparado com os habituais conflitos registados em dias como hoje. 

No fecho das urnas também se registou, em uma das mesas, um pequeno desentendimento entre os delegados, mas o conflito foi logo cerrado pelos agentes da PN. 

Bairro com maior afluência a partir das 16 horas

Também sem sobressaltos, as 4 mesas de votos na escola primária do Bairro Craveiro Lopes e uma no antigo Centro de Saúde viveram maior afluência no período da tarde, depois das 16h30.

Capelinha

Na Capelinha, por volta das 16h30, ainda não se tinha atingido 50% dos inscritos segundo os delegados da única mesa naquele recinto escolar.

Tanto em Achadinha Cima, como no Bairro Craveiro Lopes, como em Capelinha, as mesas de votação encerraram às 18 horas, como estava previsto. 

Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto directo, universal e pluralista.

A eleição para o Presidente da República, que irá suceder a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

PUB

PUB

PUB

To Top