PUB

Fogo

Faleceu, aos 80 anos, padre Orfeo Guerrino Marchesan

O padre italiano, Orfeo Guerrino Marchesan, 80 anos, que há mais de 30 anos pertence à Ordem dos Capuchinhos, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira, 18, na sua residência da Paróquia de São Lourenço, no Fogo.

A informação foi avançada pelos responsáveis da Paróquia, que é dirigida pelos padres Capuchinhos, e que viviam em comunidade.

Segundo um dos padres, Orfeo Marchesan queixava-se nos últimos tempos de algum problema de saúde, sobretudo a partir do passado mês de Julho e não se alimentava bem.

Ainda na noite de domingo, 17, os seus companheiros pediram-lhe para se deslocar ao hospital, mas recusou-se a fazê-lo, indicando que hoje passava por uma clínica da cidade para consulta.

Por volta das 08h00 os responsáveis da Paróquia aguardavam a chegada das autoridades judiciais e sanitárias para o levantamento do corpo, pese embora tudo aponte para morte natural.

Informações recolhidas junto dos responsáveis da paróquia, avançadas pela Inforpress, dão conta que o padre teria manifestado, em vida, o desejo de ser sepultado no sítio onde morreu e, por isso, tudo indica que será sepultado no cemitério de São Lourenço, paredes-meia com a igreja matriz desta paróquia.

Perfil

Padre Orfeo Guerrino Marchesan nasceu a 01 de Junho de 1941, em Itália, e a sua ordenação ocorreu em 11 de Março de 1967, há 54 anos.

Esteve em missão em Angola, meados de 1974/75, tendo regressado à Itália e depois deslocou-se a Cabo Verde onde desempenhou missão nas ilhas do Sal, São Vicente e Fogo (primeiro nos Mosteiros onde passou mais de 10 anos e depois na paróquia de São Lourenço, nos últimos 11 anos).

Apesar de problemas de saúde, celebrava missa na Paróquia de São Lourenço, Fogo, sendo que a última missa celebrada foi no sábado, dia 16 de Outubro.

Residia na ilha do Fogo há sensivelmente 30 anos.

PUB

PUB

PUB

To Top