PUB

Desporto

CAN/Natação: “Prestação dos atletas superou as expectativas” – Avelino Bonifácio

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Natação (FECAN), Avelino Bonifácio, considera que a conquista das três medalhas de bronze e o 6.º lugar no Campeonato Africano da modalidade “superou todas as expectativas”.

“Em nenhum momento tínhamos na nossa perspetiva conseguir uma medalha. E foram três. Portanto, realmente, ultrapassou toda a nossa expectativa desse ponto de vista, mas também pela classificação enquanto país”, confessou Avelino Bonifácio que falava hoje à RCV.

O líder federativo lembrou que Cabo Verde alcançou a 6.ª posição da classificação geral, num conjunto de 40 países participantes, em que desses, apenas 23 conseguiram, pelo menos, uma medalha.

Com base nestes números, o presidente da FECAN fala numa participação histórica de um país, que só há quatro anos passou a ter uma federação de Natação. “Para um país tão pequeno como Cabo Verde e desprovido de qualquer infraestrutura para a natação em piscina, conseguir logo três medalhas é, de facto, histórico”.

Cabo Verde, recorde-se, conquistou três medalhas de bronze no 14.º Campeonato Africano de Natação, que decorreu de 11 a 17 de outubro em Acra, no Gana. Todas foram ganhas pela jovem nadadora Jayla Pina, de 17 anos.

A Federação Cabo-verdiana de Natação diz que já pensa na próxima competição internacional, o Campeonato do Mundo de Piscina Curta, previsto para dezembro. Conforme a FECAN, Cabo Verde deverá participar com até três nadadores, ainda por definir.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top