PUB

Economia

Inspeção-geral das Pescas forma 40 agentes de fiscalização

FOTO: IGP

Cerca de 40 inspetores de pesca das regiões de barlavento e sotavento recebem, a partir de hoje, uma formação virtual em matéria de fiscalização e de controlo das atividades pesqueiras.

A ação de formação deriva do Programa de Melhoria da Governação das Pescas Regionais na África Ocidental (PESCAO), e visa formar, a nível nacional, 40 agentes da fiscalização, elementos da Guarda Costeira e da Polícia Marítima.

A primeira etapa arranca hoje, na cidade da Praia, com a duração de quatro dias, direcionad a 20 inspetores da região de sotavento. Já na próxima semana arranca a segunda etapa, com mesma duração, destinada a outros tantos beneficiários de barlavento.

Na ação de capacitação destes agentes serão abordados módulos de como se procede uma inspeção, a fiscalização, a legislação, nacional e internacional, bem como aspetos técnicos como a navegação e a localização.

Segundo a Inspetora-geral das Pescas, Maysa Rocheteau, esta iniciativa justifica-se pelos desafios e ameaças constantes que o sector enfrenta e que, portanto, os inspetores e agentes de fiscalização devem estar preparados para dar resposta às demandas nacionais.

“Temos uma vasta área marítima, pois, o país é essencialmente mar e as nossas capacidades em termos de equipamentos e meios navais ainda são reduzidas comparativamente à área marítima de Cabo Verde detém”. 

“Então, há a necessidade de se ter sempre inspetores bem preparados para desempenharem, da melhor forma, o seu papel e combater qualquer ameaça ao nível das pescas, nomeadamente, a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada”, concluiu Maysa Rocheteau.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top