PUB

Santiago

Praia: Há 11 mil processos de averiguação de paternidade pendentes 

Cerca de 11 mil processos de averiguação de paternidade estão pendentes, apenas na Cidade da Praia. Os dados foram avançados hoje pelo Director Nacional da Polícia Judiciária, no âmbito da preparação do Debate da Justiça, previsto para o dia 29.

Ricardo Gonçalves mostrou-se inquieto com o “elevado número” de pendências nesta polícia, pelo que promete estruturar “uma nova organização dos serviços com a criação de novas brigadas”.

A ideia passa também por colocar agentes 24/24 horas, para melhor localizar pessoas que supostamente praticam actos ilícitos.

Essa fonte exortou o Governo a avançar com a já anunciada criação do Instituto de Medicina Legal, alegando que “vai revolucionar, e de que maneira, o processo no que se refere à investigação da paternidade”.

Gonçalves garante que esse instituto será uma mais-valia.

“O Governo está, efectivamente, com esta questão e é necessário que se avance o quanto antes com este instituto por forma a permitir a realização de testes DNA aqui em Cabo Verde. Seria uma mais-valia”, explicou Gonçalves, que assumiu o cargo há cerca de dois meses.

A Polícia Judiciária cabo-verdiana, segundo avançou o seu director nacional, conta neste momento com um total de 263 efectivos espalhados pela cidade da Praia com 145, Mindelo com 48, Sal com 34, Boa Vista com 21 e assomada com 15 funcionários de investigação e apoio de investigação criminal.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top