PUB

Economia

Navio Dona Tututa com registo de bandeira, mas sem certificado de navegabilidade

O navio Dona Tututa, da Cabo Verde Interilhas, já tem registo de bandeira, por um ano, emitido pelo IMP. Porém, carece ainda do certificado de navegabilidade.

Passados cerca de três meses e meio da chegada do Dona Tututa a Cabo Verde, o navio ainda não realizou a sua viagem inaugural. 

Segundo o Instituto Marítimo Portuário (IMP) a embarcação já dispõe do registo de bandeira nacional, contudo, ainda lhe falta o certificado de navegabilidade.

É que de acordo com IMP, a CV Interilhas deve cumprir uma lista de recomendações técnicas, para só depois solicitar nova visita de vistoria.

Recomendações em falta

Em conferência de imprensa, ontem em Mindelo, o diretor do Serviço de Segurança do IMP, Miguel Fortes, adiantou que aguardam pela empresa de transportes marítimos que deve atender às recomendações.

“Estamos a aguardar pela CV Interilhas que deve sanar as recomendações técnicas normais num processo de certificação de inspeção de navios. Logo que sanar as recomendações, comunicará ao IMP que irá fazer uma vistoria suplementar para atestar se o navio está em condições de certificação, de navegabilidade e de segurança”, esclareceu.

O diretor do Serviço de Segurança avançou ainda que a embarcação já tem registo de bandeira por um ano e carece agora de alguns quesitos para garantir o certificado de navegabilidade nas águas de Cabo Verde.

O navio Dona Tututa é considerado de grande porte, com 69 metros, e, aparentemente novo, pelo menos a pintura exterior assim apontava, tendo a capacidade para transportar 220 passageiros e 43 viaturas.

Recorde-se que a embarcação chegou ao Porto Grande, em Mindelo, no passado dia 2 de julho, para ligar as ilhas de São Vicente, São Nicolau, Sal, Boa Vista e Santiago, em 24 horas.

No dia anterior, ele tinha atracado no Porto da Praia, depois de cinco dias de viagem de Portugal para Cabo Verde, sendo recebido pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que garantiu que o navio viria aumentar a conetividade entre as ilhas.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top