PUB

Desporto

Futebol: Inter-ilhas regressa só em Agosto de 2022 à ilha de Santiago

A Taça Independência, ou torneio Inter-ilhas, deverá regressar em agosto do próximo ano, numa organização conjunta entre as associações desportivas de Santiago Sul e Norte.

A decisão saiu da última assembleia-geral da Federação Cabo-verdiana de Futebol FCF), realizada no último sábado, na cidade da Praia.

“O torneio Inter-ilhas já ficou marcado para agosto do próximo ano. O objetivo é nós podermos fazer a conivência e a solidariedade próprias do torneio”, disse Paulo Santos, um dos vice-presidentes da FCF.

A próxima edição da competição será a segunda que as duas associações de futebol da maior ilha do país irão receber, após terem compartilhado a organização da prova em 2011.

O Inter-ilhas reúne habitualmente as seleções das nove ilhas habitadas do arquipélago, sendo que nos últimos anos tem contado também com a participação de uma equipa residente na diáspora.

A Taça Independência foi instituída em 1985, para celebrar, na altura, os 10 anos da Independência Nacional. Deve acontecer a cada dois anos, mas o torneio tem sido marcado por muita irregularidade, a ponto de, em mais de 30 anos, terem acontecido apenas 12 edições.

A ilha de São Nicolau acolheu a mais recente edição, realizada em 2019, tendo Santiago conquistado o troféu após derrotar Santo Antão na final por 2-1.

As seleções de Santiago e de São Vicente lideram lado a lado e destacadamente o quadro dos vencedores da competição, com cinco títulos cada. Já as ilhas do Sal e do Fogo conquistaram o troféu por uma vez.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top