PUB

Destaques

Destaques da edição 739 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Custo de vida sobe em flecha  

  • Do óleo alimentar à gasolina tudo aumentou, menos o salário
  • António Baptista: “A situação vai piorar”

O aumento de preço dos produtos alimentícios e outros bens de primeira necessidade não tem passado despercebido nem aos olhos nem aos bolsos dos cabo-verdianos. Há “bens essenciais” que ficaram 10 a 15% mais caros, havendo outros que aumentaram mais de 90% nos últimos 12 meses. A gasolina, esta, aumentou mais de 30%. A esta dramática aritmética a que juntar as despesas de arrendamento, água, energia, transportes… Como os cidadãos já perceberam, só o salário não tem maneira de aumentar.

 Santa Catarina
Desportistas criticam a degradação do polidesportivo de Nhagar
Outrora considerado um dos melhores complexos desportivos de Cabo Verde, hoje, o polidesportivo de Nhagar, em Santa Catarina, encontra-se em decadência e é apontado pelos atletas como “espelho” do declínio do desporto nesse concelho de Santiago. A Câmara Municipal diz que procura financiamento de 30 mil contos para uma “intervenção de fundo” no equipamento, mas que isso não se tem revelado fácil. 

Implementação do Estatuto dos Militares
Oficiais e sargentos agastados com o Governo
Reina uma certa insatisfação no seio das Forças Armadas (FA), motivada pelo incumprimento, por parte do Governo, na implementação dos Estatutos dos Militares, aprovados em Janeiro de 2020. Circulam rumores na parada, de “consequências imprevisíveis”, por causa do alegado descaso salarial do Governo em relação aos militares.

 Santo Antão
Agricultores e pecuaristas a braços com mau ano agrícola
As projecções agrícolas não são as melhores em Santo Antão. Os agricultores e criadores de gado na ilha já antevêem um mau ano agrícola em decorrência da fraca chuva verificada este ano. Os municípios da Ribeira Grande e do Porto Novo são os mais afectados, onde praticamente não choveu. No Paul, a situação é melhor, mas requer atenção. 

 MpD
Convenção e Remodelação governamental podem estar a caminho
Ulisses Correia e Silva pretende convocar uma convenção extraordinária para clarificar a situação interna do MpD que ficou abalada com os resultados das eleições presidenciais que ditaram a derrota de Carlos Veiga. Uma outra decisão poderá ser uma remodelação governamental para cortar as gorduras daquele que é tido, inclusive pela família ventoinha, como o Executivo mais obeso da história do país. 

Opinião: João Serra
Administração Pública capturada pelo partido do governo

Encontra, também, nesta Edição nº.  739, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF! -, as Opiniões de: Arsénio Fermino de Pina, Carlos Carvalho, João Serra, José Miranda, Maurino Delgado, Milton  Monteiro e Valdemiro Tolentino; a par da Coluna de Filinto Elísio.  

PUB

PUB

PUB

To Top