PUB

Maio

Casa de abrigo do Porto Cais, é uma ameaça para os pescadores

A Associação dos Pescadores Vindos do Norte, no Maio, alerta para a necessidade da construção da casa de abrigo de Porto Cais, estar incluída no orçamento de Estado para o ano de 2022, uma vez que o edifício está em ruínas, colocando em perigo a vida e a segurança dos pescadores.

Segundo o Presidente da Associação dos Pescadores Vindos do Norte, Marcelino Santos, a construção da casa de abrigo do Porto Cais é uma das necessidades mais antigas, tanto para pescadores do norte da ilha do Maio, como dos de Santiago, que aportam naquela baía de regresso da faina.

Santos salienta que, tanto nas campanhas autárquicas, como legislativas, esta questão foi várias vezes abordada pelos candidatos, que garantiram que esta situação já não pode continuar como está, uma vez que o edifício está praticamente em ruínas, colocando em risco a vida dos pescadores que, sem alternativas, acabam por se abrigar no referido espaço.

Esse responsável afirma que, mesmo assim, durante a época das chuvas, os pescadores que se encontram na faina e utilizam aquele espaço ficam sujeitos às intempéries e alguns, por falta de alternativas, desenrascam-se debaixo das embarcações ou, então, “acabam por se molhar completamente”.

Santos afirma que já haviam abordado algumas questões com o Ministro do Mar, Paulo Veiga, que pediu exoneração do cargo, e que os assuntos abordados e acordados estavam a decorrer num “bom ritmo”, pelo que espera que quem venha a ocupar esta pasta dê continuidade, incluindo à construção da casa de abrigo de Porto Cais e Praia Gonçalo.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top