PUB

Cultura

Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa arrancou hoje em Macau

Arrancou oficialmente nesta sexta-feira,12, a Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa em Macau. Cabo Verde está a participar no evento, através das vertentes artes plásticas, música, artesanato e curta-metragem.

A abertura oficial da Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa aconteceu na manhã desta sexta-feira,12, em Macau.

O evento no âmbito do Fórum Macau, um mecanismo multilateral de cooperação intergovernamental e de intercâmbio económico e cultural entre a China e os Países de Língua Portuguesa estende-se até meados do próximo ano.

O delegado de Cabo Verde junto do Secretariado permanente do Fórum Macau, Nuno Furtado, avançou à RCV que Cabo Verde elegeu para o evento as artes plásticas, a música, o artesanato e a curta-metragem.

Segundo o mesmo, a ideia é brindar a lusofonia e a comunidade macaense, em particular, com as várias vertentes da cultura cabo-verdiana.

“Iniciamos as nossas actividades da semana cultural no mês de julho com o artista plástico Eduardo Bentub. Agora, para os próximos meses, devemos ter músicas com Ary Cueca e a banda. Temos também o artesanato que é um vídeo que vamos apresentar sobre as indústrias criativas de Cabo Verde e a curta-metragem a apresentação do filme “O Último Desejo do Vulcão”, que também está a ser trabalhada com o Instituto do Oriente”, explicou Nuno Furtado.

Este representante de Cabo Verde junto do Fórum Macau reconhece que as restrições provocadas pela pandemia têm afectado a cooperação,  mas garante para o próximo ano, “se tudo correr dentro da normalidade”, estarão a aprovar uma nova agenda de intervenção.

De relembrar que a Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa é organizada pelo Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau)

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top