PUB

Boa Vista

Ulisses espera um “inverno turístico bom na ilha”

De visita à Boa Vista, o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva destacou a importância retoma turística para o crescimento de outros sectores da atividade económica.

Ulisses Correia e Silva fez esta consideração durante o encontro com os operadores económicos e turísticos da ilha da Boa Vista, realizado este domingo, 14, enquadrado na agenda de uma visita de quatro dias à ilha, iniciada no sábado.

O governante considerou “bom” o encontro, justificado pela oportunidade de “informar-se, ouvir as preocupações e propostas” dos empresários da Boa Vista, por ser uma das ilhas que mais sofreu com a crise provocada pela pandemia, dado que depende do turismo.

“Estamos em crer e tudo aponta que iremos ter um inverno turístico com bom nível na ilha da Boa Vista”, disse, sublinhando que isto representa um avanço importante para esta retoma, lembrando que o turismo cria também mercado para outros sectores, como a agricultura, a pesca e os transportes.

Empresários preocupados com as moratórias

Ainda durante o encontro, os empresários da ilha apresentaram como uma das preocupações a moratória, tendo o governante indicado algumas medidas que, garantiu, “serão introduzidas paulatinamente”.

“As moratórias vão até 2022, e temos já previsto para o orçamento do Estado para o mesmo ano, que irá ser aprovado brevemente no parlamento, a possibilidade de introduzir outros mecanismos, nomeadamente linhas de crédito em condições mais favoráveis para apoio à tesouraria das empresas”, concretizou.

Segundo o executivo governamental, esta será uma das medidas para que se possa, desta forma, suportar esta fase de recuperação, com a possibilidade de reestruturação de créditos com apoio do Estado e do Governo junto dos bancos comerciais.

O primeiro-ministro reiterou que esses apoios vão permitir que, com a saída das moratórias, a atividade económica seja compensada com instrumentos mais estruturantes.

Outros projetos

Os boavistenses reiteraram ao chefe do Governo a retoma e a conclusão das obras da praça de Santa Isabel, tendo o Primeiro-ministro garantido que continuará a apoiar a Câmara Municipal neste projeto.

Correia e Silva garantiu que o seu Executivo irá continuar a realizar investimentos na ilha, adiantando que será brevemente inaugurado o projeto de abastecimento de água da zona norte, assim como se está a intervir para definir um projeto da estrada para a mesma região da Boa Vista.

Além disso, o PM reiterou que está a trabalhar, em conjunto com a autarquia local, nos programas de infraestruturação da cidade de Sal Rei. Nomeadamente na retoma do projeto da zona costeira, sobretudo, em programas que têm a ver com a criação de condições e melhorias de acessibilidades, para que a ilha possa ter ofertas de “qualidade”, a nível do ordenamento urbanístico e ambiental.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top