PUB

Mundo

Por causa de “Cumbre Vieja”: Espanha activa Fundo de Solidariedade da UE

Imagem: jn

O Presidente do Governo Espanhol, Pedro Sánchez, anunciou que Espanha vai pedir, formalmente, à Comissão Europeia, que active o Fundo de Solidariedade, de forma a ter Recursos para a Reconstrução de todos os danos causados pela Erupção do Vulcão “Cumbre Vieja”, em La Palma (no Arquipélago das Canárias).

Sánchez – escreve jn.pt -, esperava ter tido a oportunidade de conversar sobre este tema, pessoalmente, em Santa Cruz de La Palma, com o comissario Europeu do Meio Ambiente, Oceanos e Pesca, Virginijus Sinkevicius, mas este não conseguiu realizar a visita que havia anunciado fazer à Ilha, devido a dificuldades nas ligações aéreas.

Em La Palma, o presidente do Governo Espanhol sublinhou, também, que, ainda que a Emergência não tenha terminado, todas as Administrações estão a fazer um trabalho permanente, para avaliar os destroços provocados pelo Vulcão “Cumbre Vieja”, sem descuidar – reforça -, de outro tipo de danos que está consciente de que, “possivelmente, nunca serão possíveis de reparar”.

Sánchez referia-se aos cidadãos que, juntamente com a sua casa, perderam algo mais do que uma propriedade ou um recurso de vida, mas que tinham perdido recordações e relações emocionais de uma vida inteira.

“Não posso fazer ideia do que isso representa”, confessou o presidente.

Dois meses de Erupção…milhões de prejuízos

Na quinta-feira, o presidente do Arquipélago Espanhol das Canárias, Ángel Víctor Torres, avançou que a Erupção do Vulcão “Cumbre Vieja”, situada na ilha de La Palma, que já dura há dois meses, provocou entre 550 e 700 milhões de Euros de prejuízos.

Ángel Víctor Torres explicou que, para que La Palma tenha direito a receber Fundos Solidários da União Europeia (UE), precisa de registar danos superiores a um por cento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja: perto de 430 milhões Euros.

Com danos estimados entre 550 e 700 milhões de Euros, as Ilhas Canárias poderão beneficiar, assim, desses Recursos Comunitários.

A Erupção do Vulcão “Cumbre Vieja” já causou a devastação de 866,1 hectares e a destruição de mais de dois mil edifícios na Ilha de La Palma.

PUB

PUB

PUB

To Top