PUB

Desporto

“Cabo Verde tem um problema crónico de financiamento do desporto” – Carlos Monteiro

O ministro da Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, afirmou esta segunda-feira, 22, em Santo Antão, que o país tem um “problema crónico” de financiamento do desporto, pelo que o Governo tem de conseguir desenhar e implementar um modelo que resolva essa questão.  

“Basicamente tudo gira à volta do financiamento e da sustentabilidade do desporto. Agora as preocupações repetem-se e há a necessidade de se desenhar um modelo diferente de financiamento para o desporto cabo-verdiano”, constatou. 

Carlos Monteiro fez estas declarações à imprensa após o encontro com as associações, clubes federados e escolas de iniciação desportivas do concelho da Ribeira Grande, em Santo Antão, tendo acrescentado que a sustentabilidade vai dar “previsibilidade” aos agentes desportivos o que, na sua ótica, vai permitir também perceber onde estão as fontes de mobilização de recursos. 

O governante salientou que há “décadas” que se fala na falta de treinadores e monitores para a formação e, segundo o mesmo, significa que é necessário perceber como alavancar e criar um plano que, estrategicamente, ajude a resolver este problema a médio e longo prazo.  

“Temos de alargar o horizonte dos dirigentes desportivos cabo-verdianos e perceber que a fonte de financiamento não está apenas no Governo, nas autarquias locais e nas empresas privadas em Cabo Verde. Há muitas organizações da sociedade civil, fundações e instituições públicas em África, por exemplo, que podem financiar projetos ligados ao desporto. Precisamos capacitar as pessoas para poderem ter acesso a essas fontes”, pontuou. 

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top