PUB

Desporto

Qualificação Mundial’ 23: Jogo Cabo Verde e Nigéria dá início à qualificação africana

A seleção de basquetebol masculina de Cabo Verde defronta, esta sexta-feira, 26, a Nigéria na primeira partida de qualificação do ‘Grupo A’, que se realiza de 26 a 28 do corrente em Benguela, Angola. O Uganda desistiu da competição por falta de fundos.  

Dois meses após Cabo Verde ter alcançado o quarto lugar no campeonato africano de basquetebol (AfroBasket’21), que decorreu em Kigali, no Ruanda, a selecção nacional aponta agora as baterias para a sua primeira a participação de sempre numa qualificação africana para o Campeonato do Mundo de 2023, que arranca já amanhã, em Benguela.

Na última semana o combinado liderado por Emanuel “Mané” Trovoada, esteve em estágio em Luanda a preparar os jogos do fim-de-semana, que contam para a primeira mão de qualificação do ‘Grupo A’. O primeiro com a Nigéria, já esta sexta-feira, 26, e no domingo com o Mali.

Uganda de fora

A seleção do Uganda não participa na campanha de qualificação para o Mundial de Basquetebol 2023. Os ugandeses, que estão no grupo de Cabo Verde, Grupo A, desistiram da competição por problemas financeiros.

A tomada de posição foi dada a conhecer esta terça-feira,23, pela Federação Ugandesa de Basquetebol (FUBA)

Em nota de imprensa, a FUBA, sigla daquela federação, escreve ser com “muita tristeza” que comunica essa desistência.

No documento, lê-se que a FUBA comunicou ao governo do Uganda essa decisão, através do Conselho Nacional de Desporto daquele país, explicando não haver dinheiro para suportar os custos da viagem e estadia em Angola.    

O Uganda, recorde-se, ficou em sexto lugar no Afrobasket deste ano, realizado no Ruanda. Os ugandenses foram eliminados nos quartos-de-final, precisamente por Cabo Verde.

Com a desistência dos ugandeses, o Grupo A fica apenas com três seleções, Cabo Verde, Nigéria e Mali.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top