PUB

Covid-19

Nova Variante  de SARS-CoV-2: UE suspende vôos da África Austral

A Comissão Europeia vai propôr a suspensão de vôos da África Austral com destino à União Europeia (UE), devido ao aparecimento de uma nova Variante do SARS-CoV-2, causador da COVID-19.

“A Comissão Europeia proporá, em estreita coordenação com os Estados-Membros, activar o ‘Travão de Emergência’ para parar as viagens aéreas da Região da África Austral, devido à Variante de preocupação B.1.1.529”, anuncia Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia (CE), citada pelo portal pt.euronews.com.

A presidente da CE não especifica, contudo, quais os Países abrangidos por esta medida.

Este “Travão de Emergência”, implementado na UE devido à Pandemia de COVID-19, visa fazer face a situações preocupantes, como novas variantes, permitindo aos Estados-Membros o endurecimento de medidas para travar a progressão do novo Coronavírus SARS-CoV-2.

O anúncio da presidente da Comissão Europeia surge um dia após a instituição ter proposto uma actualização das recomendações sobre viagens de cidadãos de Países Terceiros para a UE, para dar prioridade aos viajantes vacinados contra a COVID-19.

Também na quinta-feira, o Executivo Comunitário propôs um reforço da coordenação sobre viagens dentro da UE, devido ao aumento de casos de COVID-19 – um pouco por toda a Europa -, sugerindo que vacinados não sejam submetidos a restrições adiccionais e que não vacinados sejam mais controlados.

Nova Variante

Uma nova Variante do Coronavírus que causa a COVID-19, foi detectada na África do Sul, o País Africano oficialmente mais afectado pela Pandemia e que está a sofrer um novo aumento de infecções, anunciaram, na quinta-feira, 25, cientistas do País.

“Infelizmente, detectámos uma nova Variante que é motivo de preocupação na África do Sul”, disse o virologista Tulio de Oliveira.

A Variante B.1.1.529 tem um número “extremamente elevado” de mutações, de acordo com cientistas Sul-Africanos, que já tinham detectado a Variante Beta, muito contagiosa.

Nesta fase, os cientistas não têm a certeza da eficácia das Vacinas anti-COVID-19 contra esta nova linhagem do Vírus.

Também na quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada para a “ocorrência de uma nova Variante de COVID-19” na África do Sul e Botsuana, com “elevado número de mutações”, anunciou a directora da OMS para África, Matshidiso Moeti.

Na ocasião Matshidiso Moeti falou, também, num “um aumento de novos casos na África Austral, com um aumento de 48 por cento de novos casos de infecção na última semana, em comparação com a semana anterior”.

Esta tendência sucede a um período de 18 semanas de declínio sustentado de novos casos, com uma ligeira curva ascendente apenas na África do Sul.

TÓPICOS: Mundo

Portugal alerta…

Portugal volta, no dia 1 de Dezembro, ao Estado de Calamidade. Com o número de casos e de mortes por COVID-19 a aumentar, o Governo de António Costa quer evitar,m a todo o custo, um cenário parecido ao de Janeiro deste ano, particularmente trágico.

As medidas ficam mais apertadas, a pensar nas Festas de Natal e Fim de Ano. Assim, a máscara volta a ser obrigatória nos espaços fechados, o tele-trabalho e os auto-testes regulares são encorajados e o regresso às aulas é adiado em uma semana, para evitar que as crianças e adolescentes sejam veículos de transmissão, depois das reuniões familiares.

“Não obstante o sucesso da Vacinação e do esforço que temos de prosseguir, temos de ter consciência de estar a entrar numa fase de maior risco. Assistimos a um crescimento significativo da pandemia nos restantes Países da União Europeia e Portugal não é uma ilha”, disse o Primeiro-Ministro, António Costa.

Entrar no Território Português passa, também, a ser mais difícil. Mesmo quem tem todas as vacinas exigidas para ter o Certificado Digital vai precisar de um Teste de COVID Negativo, para entrar em Portugal. As Companhias Aéreas que descuidem este controlo, arriscam-se a pesadas multas.

PUB

PUB

PUB

To Top