PUB

Desporto

Basquetebol/Mundial’23: “Tivemos condições para vencer Mali e Uganda” – Mané Trovoada

O selecionar nacional confessa que esperava mais da participação de Cabo Verde na primeira mão do ‘Grupo A’ de qualificação para o Mundial 2023 de Basquetebol, que decorreu este fim de semana em Angola.

Este domingo, na terceira e última jornada, Cabo Verde perdeu com o Mali por uma diferença de seis pontos, 58-64.

O selecionador nacional, Emanuel Trovoada, confessa que estava à espera de mais. Mas, também, identificou alguns aspetos que condicionaram a prestação do combinado cabo-verdiano.

“Acerca da nossa participação nós estávamos à espera de mais. Tivemos, quer contra o Uganda, quer conta o Mali, condições de poder vencer. Mas não podemos baixar agora a guarda porque demos um passo muito bom, conseguimos uma vitória perante a Nigéria”, declarou o técnico, acrescentando que aproveitou para testar novos talentos. “Aproveitamos esta janela para lançar jovens jogadores no sentido de na próxima janela estarmos mais fortes”

Mané Trovoada admite que faltou à equipa cabo-verdiana algum esclarecimento em momentos decisivos. Ainda assim, gostou da qualidade do basquetebol que se viu durante esta fase.

“Foi uma jornada boa, com boa qualidade de basquetebol e muita emoção. Faltou-nos um pouco de esclarecimento nas últimas decisões, também derivado ao cansaço. Nós chegámos a Luanda, fizemos logo três dias de jogos, tivemos só um dia de repouso. Mas isso também nos dá alguma maturidade e alguma experiência para podermos corrigir na segunda fase.”

O selecionador nacional sabe que os cabo-verdianos não se contentam com pouco. Por isso, a seleção vai preparar-se para estar mais forte nos jogos da segunda mão, em junho do próximo ano.

“Queremos muito mais, somos um povo humilde e não contentamos só com pouco. Claramente, vamos organizar, planificar bem as coisas para que em junho possamos estar na máxima força, é essa a ideia”, prometeu.

Classificação do ‘Grupo A’ após a primeira volta:

1.º Nigéria – 5 pts (+20);

2.º Mali – 5 pts (+14);

3.º Uganda – 4 pts (- 33);

4.º Cabo Verde – 4 pts (-1).

Os jogos da segunda mão desta primeira fase de grupos acontecem em junho do próximo ano em local a definir.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top