PUB

Ambiente

Praia: XXII Encontro da Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa começa hoje

Arranca esta segunda-feira,29, na Universidade de Cabo Verde, o XVII Encontro da Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa (REALP), sob o lema “Desafios da Investigação ambiental em países de língua portuguesa. Estratégias de resiliência em contexto de crise”. O evento estende-se até ao próximo dia 2 de dezembro, no Campus de Palmarejo Grande, da Uni-CV

A inauguração oficial que começa às 9h00, no Centro de Convenções é transmitida em streaming nas páginas de Facebook e YouTube da Uni-CV, e conta com a participação da Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento (Presidente) e a representante da REALP, Manuela Morais.

O XVII Encontro da Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa reune participantes de diversas universidades, entre as quais, a de Cabo Verde, Brasil, Angola, Moçambique e Portugal.

Ao todo, serão sete (7) painéis em torno do tema central, nomeadamente, Ordenamento do Território e Urbanismos; Sustentabilidade e Economia Circular; Igualdade de Género e Equidade Social; Mudanças Climáticas, Riscos Naturais e Sustentabilidade Ambiental; Governança e Participação Pública; Gestão e Conservação dos Recursos Naturais; e Literacia Oceânica e Lixo Marinho.

Programa

Para o primeiro dia, esta segunda-feira,29, está reservado para um acto de homenagem ao professor João Nildo de Souza Vianna que foi representante Internacional e integrante da Comissão Científica da REALP e ao Leão Carvalho que foi o primeiro estudante a apresentar e defender uma tese de doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais, ambos falecidos.

Está ainda previsto para o mesmo dia, o lançamento de duas obras, a primeira, resumos dos trabalhos já discutidos e aprovados do Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais (DGPA) e a segunda, “Diálogos do Sul Atlântico: Crítica e Interpretação do Contemporâneo em Cabo Verde e Brasil”, organizado pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil, e pela Universidade de Cabo Verde.

Seminário Científico, em sessões paralelas, excursão ao Parque Natural da Baía do Inferno e Monte Angra são outros momentos deste encontro que inclui ainda duas conferências, na Universidade de Cabo Verde que iniciou a sua colaboração com a REALP em 2004, tendo-se oficialmente integrado como membro efetivo em 2011.

PUB

PUB

PUB

To Top