PUB

Desporto

Lionel Messi conquista a sétima Bola de Ouro

Lá vão sete bolas de ouro, prémio atribuído pela revista France Football, para o melhor futebolista do ano. O astro argentino bateu, esta segunda-feira, 29, a concorrência do polaco Robert Lewandowski.

Messi venceu o troféu em 2009, quando era só responsabilidade do France Football, em 2010, 2011, 2012 e 2015, numa associação da revista francesa à FIFA, e ainda em 2019, de novo sem a chancela da organização que superintende o futebol mundial.

O avançado, agora ao serviço dos franceses do Paris Saint-Germain, conduziu a Argentina à vitória na Copa América, selada em pleno Maracanã, com um triunfo sobre o Brasil por 1-0, numa prova em que foi o melhor jogador, marcador e ‘rei’ das assistências.

A juntar ao sucesso da Argentina, Messi, de 34 anos, ainda venceu a Taça do Rei e foi o melhor marcador da Liga espanhola, pela oitava vez, na despedida do FC Barcelona.

Já ao serviço do clube francês, o argentino tem quatro golos em 11 jogos nas diferentes competições, liderando o campeonato e com o apuramento já garantido para os ‘oitavos’ da Liga dos Campeões.

No segundo lugar ficou o avançado Robert Lewandowski, do Bayern Munique, que também foi eleito avançado do ano, enquanto o ítalo-brasileiro Jorginho, do Chelsea, escolhido como clube do ano, foi terceiro.

Quanto aos outros troféus masculinos, o guarda-redes italiano Gianluigi Donnarumma, que no verão trocou o AC Milan pelo Paris Saint-Germain, arrebatou o prémio para melhor guarda-redes (Troféu Yashin) e o espanhol Pedri, do FC Barcelona, o de melhor jogador de menos de 21 anos (Troféu Kopa).

Por seu lado, a espanhola Alexia Putellas, que alinha no FC Barcelona, conquistou a Bola de Ouro feminina, sucedendo à norte-americana Megan Rapinoe.

Vivianne Miedema (Arsenal), Jennifer Hermoso (Barcelona) e Lieke Martens (Barcelona) completaram a lista de finalistas.

Já Cristiano Ronaldo, cinco vezes vencedor da Bola de Ouro, ficou pela primeira vez desde 2010 fora do pódio do prémio da revista francesa, ao ser sexto na edição de 2021.

Top 10 France Futeball’21

1. Lionel Messi (PSG e Barcelona)

2. Robert Lewandowski (Bayern de Munique)

3. Jorginho (Chelsea)

4. Karim Benzema (Real Madrid)

5. N’Golo Kanté (Chelsea)

6. Cristiano Ronaldo (Juventus e Manchester United)

7. Mohamed Salah (Liverpool)

8. Kevin De Bruyne (Manchester City)

9. Kylian Mbappé (PSG)

10. Gianluigi Donnarumma (Milan e PSG).

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top