PUB

Sociedade

ACRIDES promove roda de conversa para assinalar Dia Internacional do Voluntariado

A ACRIDES – Associação das Crianças Desfavorecidas, promove, no próximo dia 5 de Dezembro, uma roda de conversa com voluntários nacionais e internacionais, para assinalar o Dia Internacional do Voluntariado. O evento, que acontece via Zoom, visa debater os ganhos, ameaças e desafios na promoção do voluntariado.

Segundo nota enviada à nossa redação, com esta iniciativa espera-se recolher subsídios para criação de projectos para a continuidade de ações na promoção do voluntariado em Cabo Verde, para a cidadania e promoção dos direitos e dignidade humana.

“O Voluntariado tem sido um dos pilares da ACRIDES desde a sua fundação. Grande parte das ações só puderam ser concretizadas graças ao apoio e disponibilidade de jovens que doam parte do seu tempo para colaborarem e darem o seu contributo para a sociedade”, defende a organização não governamental.  

O voluntariado, ressalva a mesma fonte, é uma oportunidade para promover ocupação saudável e produtiva a jovens que estão em situação de grande risco e vulnerabilidade social, implicando estes jovens como actores principais no desenvolvimento comunitário.

“O projeto “Voluntariado: Ação para MUDAR o Mundo” é um claro exemplo de incentivo e promoção do engajamento da juventude, e, todos os anos recebemos jovens voluntários internacionais, que juntamente com os nacionais realizam diversas atividades em prol das famílias e das comunidades”, referiu.

O Dia Internacional do Voluntário, assinalado anualmente a 5 de Dezembro, foi instituído pela ONU desde 1985, com o objetivo de fazer com que, ao redor do mundo, sejam promovidas ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade.

PUB

PUB

PUB

To Top