PUB

Sociedade

Cães e gatos envenenados na Praia por cidadãos desconhecidos

Cães e gatos estão a ser envenenados na cidade da Praia, supostamente com veneno ilegal, por cidadãos desconhecidos. O caso já está entregue à PJ.

A denúncia é do Movimento Civil para as Comunidades Responsáveis (MCCR), segundo o qual, já são mais de 20 denúncias, que, esta quarta-feira, se estenderam a aves e porcos. O caso já foi denunciado à Polícia Judiciária.

“No dia 30 de novembro chegou ao conhecimento do MCCR que uma grande quantidade de animais, cães e gatos, faleceram na sequência de envenenamento”, garantiu a representante Maria Fortes.

As denúncias, segundo disse, partem da população em geral, e de cuidadores que perderam seus animais.

“Segundo consta, uma grande quantidade de veneno está sendo colocado nos espaços públicos por cidadãos desconhecidos. Os animais, seja com ou sem supervisão dos seus cuidadores, que têm acesso a esse veneno, sofrem uma morte em extremo sofrimento”, denunciou a mesma fonte.

Trata-se, segundo Maria Fortes, de um veneno muito forte e eficaz, que representa perigo, não só para os animais, como para a saúde pública.

Câmara nega responsabilidades

A Câmara Municipal da Praia, procurada pelo Movimento, negou responsabilidades sobre a ação, uma vez que, segundo disse, esta não seria uma metodologia aceite pela autarquia.

Por este motivo, especula-se que se trata de cidadãos que obtiveram o veneno de forma ilegal, infestando a cidade, desde o Platô, à UNIPIAGET, Calabaceira, Caiada, Fonton e várias outras áreas, onde já morreram animais nas mesmas condições.

Uma queixa formal já foi apresentada às autoridades competentes, nomeadamente à Polícia Judiciária, a quem foi solicitada a realização de testes para confirmar o tipo de veneno utilizado.

PUB

PUB

PUB

To Top