PUB

Santiago

Santa Catarina: Jovens médicos portugueses com consultas gratuitas nas comunidades

Um grupo de jovens médicos portugueses da organização “Portugal Para África”, uma Associação de Voluntariado Médico, vai estar em Santa Catarina a partir desta sexta-feira,3, para consultas em quatro áreas de saúde.

As consultas arrancam hoje e estendem-se até segunda-feira,6, e são na área das Doenças Cardiovasculares (obesidade, exercício físico); Saúde da Mulher (contracepção); Saúde Infantil (higiene oral, alimentação equilibrada, consumo de substâncias como álcool, tabaco e drogas); e Doenças Infeciosas (covid-19, doenças sexualmente transmissíveis, diarreia, tuberculose).

O grupo, que chegou hoje à Assomada, foi recebido pela autarca Jassira Monteiro, na Sala de Reuniões da Câmara Municipal.

Logo depois seguiram para as primeiras consultas na comunidade de Ribeira da Barca. Nesta tarde, vão estar a participar de uma ação de sensibilização sobre os cuidados de saúde no Liceu Amílcar Cabral.

Amanhã, sábado,4, no período da manhã, os jovens médicos voluntários vão estar na localidade de Rincão, e seguem no período da parte da tarde, para Chã de Tanque.

Após o descanso no domingo, 5, estes voluntários da área da saúde seguem para o último dia de actividades no município, com uma sessão online sobre medicina desportiva e nutrição.

Cuidados médicos e solidariedade às comunidades mais periféricas

De relembrar que em 2019 esta associação esteve em Cabo Verde durante um mês, tendo conseguido levar cuidados médicos às comunidades mais periféricas, com rastreio e ações de prevenção e controlo de doenças crónicas não transmissíveis.

Na altura, os mesmos conseguiram ainda identificar doenças transmissíveis comuns na população.

Um ano depois, em 2020, estes não puderam deslocar-se ao país por causa da pandemia mas conseguiram juntar 100 caixas solidárias e enviaram para as comunidades mais necessitadas.

Desta vez, os voluntários antes conhecidos por organização jovens médicos portugueses “Portugal Para Praia” regressaram a Cabo Verde para atuar dando maior acesso à saúde às comunidades mais desfavorecidas, para além de ações de formação e capacitação dos profissionais locais para continuidade do trabalho nas suas comunidades.

PUB

PUB

PUB

To Top