PUB

Cultura

Novo livro de César Monteiro sobre música cabo-verdiana chega ao mercado este mês

“A música cabo-verdiana e Manel d’Novas” é a mais nova obra do sociólogo e investigador musical César Monteiro, consagrado ao estudo aprofundado da música cabo-verdiana e um dos maiores compositores nacionais, Manel d’Novas. A obra estará à venda nas livrarias a partir do dia 21 de Dezembro.

A apresentação desta obra arranca a 17 de dezembro nos Paços do concelho do Porto Novo, em Santo Antão, seguindo-se dia 20 do mesmo mês, no Centro Cultural do Mindelo, em São Vicente, e a 22, na Sala da Biblioteca Nacional, na Cidade da Praia.

 “A música cabo-verdiana e Manel d’Novas” resulta de uma “intensa e rigorosa” investigação teórica e empírica, realizada, sobretudo, a partir de 2017, segundo, a Inforpress.

A obra de 792 páginas, estruturada em quatro partes e 17 capítulos “assenta numa vasta e diversificada bibliografia sobre a música cabo-verdiana, em particular, e as ciências musicais, em geral, bem como na aplicação da técnica de entrevista a 245 indivíduos” (214 homens, 87,3% e 31 mulheres, 12,7%), entre 12 de Maio de 2003 e 25 de Novembro de 2021.

César Monteiro diz tratar-se do primeiro volume do livro de cunho essencialmente sociológico, etnomusicológico e antropológico, e explicou ainda que o livro “debruça, de forma aprofundada”, tanto quanto possível, nas suas duas primeiras partes, sobre os principais géneros musicais cabo-verdianos e, ainda, sobre algumas expressões musicais modernas urbanas.

É nesta particularidade que surgem “Kotxi pó” e o “Tranka Fulha”, “numa perspectiva crítica, holística e integradora do complexo sistema musical nacional”.

Manuel d´Novas

A terceira e quarta parte do livro reservam-se ao estudo aturado e minucioso do perfil e da obra de Manel d’Novas, nas suas múltiplas dimensões literária, lírica, poética, linguística, política e musicológica.

A obra conta ainda com 22 partituras musicais transcritas por músicos de pauta, como Eutrópio Lima da Cruz, Humberto Ramos e Casimiro Tavares, para além das letras das composições do exímio compositor consideradas mais emblemáticas e polémicas comentadas por músicos, poetas e escritores, artistas plásticos, entre tantas personalidades do mundo da cultura.

A capa e contracapa d’ “A música cabo-verdiana e Manel d’Novas” é da autoria do artista plástico Kiki Lima.

A obra estará à venda nas livrarias a partir do dia 21 de dezembro mas as apresentações arrancam no dia 17, em Porto Novo.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top