PUB

Cultura

“Capo Verde, terra d’amore” apresentado esta sexta-feira em Mindelo

O Centro Cultural do Mindelo acolhe esta sexta-feira,10, a apresentação do projeto discográfico e cultural “Capo Verde, terra d’amore”, concebido pelo jornalista e produtor musical Alberto Zeppieri, em homenagem a Cesária Évora.

Trata-se de uma discografia baseada nas músicas fundamentais cabo-verdianas, traduzidas para o italiano e interpretadas por grandes artistas do mediterrâneo individualmente, e em dueto com cantores do arquipélago.

Segundo nota de imprensa, de Cabo Verde fazem parte deste álbum nomes como: Teófilo Chantre, Mário Lúcio Sousa, Tete Alhinho, Lura, Mirri Lobo, Cremilda Medina, Elida Almeida, Nancy Vieria, Carmen Souza, Tito Paris, Celina Pereira, Solange Cesarovna, Mariana Ramos, Maria de Barros.

De Itália os artistas Ornella Vanoni, Gigi D’Alessio, Fabio Concato, Ron, Stefano Bollani, Massimo Ranieri, Giusy Ferreri, Iva Zanicchi, Peppino di Capri, Fabrizio Bosso, Cristiano Malgioglio, Gianni Morandi, Tosca, Paolo Fresu entre outros que, “junto dos cabo-verdianos e outras estrelas internacionais entrelaçam-se musicalmente com Cesária Évora em uma “homenagem especial à rainha da world music”.

A obra foi concebida pelo jornalista e produtor musical Alberto Zeppieri, que é também sócio fundador de uma das redes de comunicação italianas e membro do Unicef, residente na ilha de Sal há alguns anos.

“Capo Verde, terra d’amore”  foi criado pela associação italiana sem fins lucrativos “Numar Un”, com a autorização de Lusafrica, Sony Music e Mari Música, em benefício do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

A iniciativa envolveu um grupo de profissionais, desde autores, cantores, músicos, arranjadores, produtores, entre outros de Cabo Verde e Itália, numa “geminação cultural que é também o símbolo da amizade e do amor pelo povo, pela arte e pela cultura cabo-verdianos”.

O acto de apresentação do álbum no CCM, conta ainda com a exposição de um “precioso” vinil “joia” para colecionadores, impresso em edição limitada para o aniversário da morte de Cesária Évora, que se assinala a 17 de dezembro.

PUB

PUB

PUB

To Top