PUB

Ambiente

São Vicente: Cidadãos unem-se para recuperar “tanquinho d’Matiota”

Os são-vicentinos têm o desafio lançado pelo ex-presidente da Adeco, António Pedro Silva, para recuperar e devolver o “tanquinho d’Matiota” à população da ilha.

Trata-se da antiga piscina da praia da Matiota, entretanto soterrada, nas imediações do estaleiro naval da Cabnave, e o repto, segundo António Pedro Silva, foi lançado nas redes sociais e já conta com a adesão da população e de entidades cabo-verdianas.

Entre estas, a mesma fonte citou a presidente da Assembleia Municipal de São Vicente, Dora Pires, e a secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, que fizeram uma união de esforços para retirar a areia da antiga piscina.

“A ideia é restituir aos cidadãos e à cidade do Mindelo um património histórico e construído, que é um local de extrema autoridade para a população. Tenho conhecimento de que, de madrugada, vão pessoas idosas e com deficiência para o local, então esta iniciativa pretende restituir este tanque para as crianças e para a comunidade, com a colaboração dos cidadãos, e fazer com que os munícipes se sintam cidadãos activos, que podem fazer e não ficar à espera das autoridades”, afirmou António Pedro Silva.

Seis toneladas retiradas

Segundo a mesma fonte, até agora já foram retiradas do local cerca de seis toneladas de areia com apoio da população.

Mas já tem a garantia de cidadãos que se comprometeram em contribuir para alugar máquinas porque, frisou, o trabalho feito por populares num dia pode ser feito por uma máquina, em apenas algumas horas.

Lembrou que a iniciativa conta também com o envolvimento de arquitectos, um dos quais alemão, que, junto com outras pessoas, se comprometeu em redesenhar um projecto para melhorar o espaço para servir a população.

A ideia é ter espaço com melhor acesso para pessoas com deficiências e para as famílias. Pretende-se, também,  colocar iluminação e utilizá-lo para prática desportiva, precisou a mesma fonte.

Para António Pedro Silva, a recuperação do local poderá evitar a ocupação dessa orla marítima por empreendimentos, retirando mais um local de lazer à população.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top