PUB

Sociedade

Morreu Jorge Pedro Barbosa, criador de “Tchapeu di padja”

Jorge Pedro Barbosa, poeta e compositor, autor de “Um ca cre uvi ondas tchora”, “Tchapéu di padja”, entre outras, “Saia travada”, morreu esta segunda-feira, nos Estados Unidos da América, país onde vivia há mais de 50 anos.

A notícia acaba de ser dada pelo seu familiar Raul Vera-Cruz Barbosa, na sua página do Facebook.

Filho mais velho do poeta Jorge Barbosa, Jorge Pedro nasceu em 1933 na ilha do Sal. Fez os estudos secundários no Liceu de Gil Eanes, na cidade do Mindelo, onde chegou a tomar parte em várias iniciativas culturais desse estabelecimento de ensino e não só.

Enquanto poeta, que se inspirou várias vezes na tradição oral da ilha de Santiago, Jorge Pedro Barbosa pertencia à geração “Boletim Cabo Verde”, onde deu à estampa os seus primeiros poemas. Mas também colaborou com a revista “Claridade”, no seu número de 1958, tendo aqui publicado “Djom pó-di-pilom” e “Mudjer di hoji”, poemas em crioulo de Santiago.

Jorge Pedro era também um mornista de mão cheia. “Um ca cre uvi ondas tchora” é uma das suas composições mais conhecidas e celebradas, a par de “Santo Antão”, “Menina di bila”. Num estilo mais festivo e popular é da sua autoria “Tchapéu di padja” e “Saia travada”.

Jorge Pedro Barbosa trabalhou e viveu nas ilhas de S. Vicente, Santiago e Fogo. Mais tarde fixou-se nos EUA, como funcionário da companhia aérea brasileira a Varig. Aposentado, vivia em Nova Iorque.

Infelizmente, depois de emigrado, praticamente deixou-se de ter notícias da produção literária deste autor cabo-verdiano das sete partidas. É de se supor que tenha deixado inéditos que os herdeiros haverão de saber cuidar.

PUB

PUB

PUB

To Top