PUB

Cultura

Associação nos Estados Unidos promove história e cultura de Cabo Verde com “Cabral ka Mori”

A associação ‘Capeverdean American Community Development’ (CACD), nos Estados Unidos, realiza nos próximos dias 22 e 23 de janeiro, um evento intitulado “Cabral ka Mori”, com o objectivo de “ensinar e promover” a história e cultura cabo-verdiana na diáspora.

A partir dos Estados Unidos, Rosy Tavares, membro do comité de programas, explicou à Inforpress que os preparativos para o evento já estão em andamento, incluindo um conjunto de palestras em torno da “Vida e Morte de Amílcar Cabral”.

Segundo a mesma fonte, estas palestras serão ministradas por especialistas nesta matéria, mas também haverá espaço para declamação de poesia, música e danças tradicionais cabo-verdianas, indicando o batuku e a morna.

No quadro das actividades do mês de Janeiro, informou ainda que no dia 24 vão iniciar uma série de aulas de teatro, que vão decorrer até 16 de Fevereiro, contando com o apoio de RI Culture, Humanities and Arts Recovery Grants (RI CHARG), e a colaboração do The Gamm Theatre.

O objectivo é criar peças teatrais com histórias contadas sobre Cabo Verde ou personalidades cabo-verdianas, tentando dar vida aos contos e uma oportunidade para os jovens interessados em seguir esta área, como uma forma de ajudá-los a desenvolverem e trabalharem esta parte artística.

PUB

PUB

PUB

To Top