PUB

Covid-19

Delegacia de Saúde do Sal com “enchente” de procura de testes e vacinas

A Delegacia de Saúde no Sal está a registar, nos últimos dias, uma  enchente de pessoas à procura de testes e vacinas, devido ao aumento exponencial dos casos de covid-19 na ilha e no país. A situação já levou o delegado de saúde local a pedir reforço para fazer face à demanda. 

Conforme relata a Inforpress, a procura de testes disparou na ilha, devido à situação de aumento exponencial de casos de covid-19 no país,exercendo pressão naquela estrutura de saúde, uma vez que no mesmo espaço decorre a vacinação da primeira, segunda e terceira dose, além da entrega de declarações/atestados, situação que tem permitido alguma aglomeração e descontentamento de pessoas.

O delegado da Saúde, José Rui Moreira reconhece a incapacidade da Delegacia da Saúde em dar resposta à demanda em tempo útil, e argumenta que a situação se deve ao facto de, neste momento, essa estrutura sanitária contar com um número reduzido de pessoal, que se encontra em quarentena, infectados também pela covid-19.

Segundo relata, antes do Natal, até agora, houve um aumento exponencial de infectados, que ultrapassa o número de casos registados em 2020, quando comparado.

“São muitos casos para testar, seguir, orientar e dar o documento de alta. É muita demanda, já que as pessoas estão a vir em massa para vacinar e a delegacia encontra-se neste momento desfalcada de pessoal pelos motivos apontados”, disse.

Neste momento está-se a proceder à vacinação de meninos de 12 anos, jovens, adultos e terceira idade, cuja cifra, segundo o delegado, ultrapassa trinta mil pessoas para serem vacinadas com as diferentes doses.

Atendendo que a Delegacia de Saúde não conta com os postos de vacinação como anteriormente, implementados, nomeadamente no Hotel Dunas, no Clube da ASA e Polidesportivo, José Rui Moreira, exorta as pessoas que estejam vinculadas a uma instituição a aguardarem pela vacinação no seu local de trabalho, devendo ser vacinadas mediante agendamento.

Quanto às pessoas que não estejam vinculadas a nenhuma instituição, desempregadas, por exemplo, deverão dirigir-se aos postos fixos da Delegacia de Saúde de Espargos e ao Centro de Saúde de Santa Maria, mediante a toma de número, como diz, para facilitar o processo de vacinação.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top