PUB

Cultura

Modelo de origem cabo-verdiana destaca-se em filme Francês sobre independência do Mali 

@foto Agat Films

Alice da Luz Gomes é uma modelo de origem cabo-verdiana, nascida em França, que se destaca agora como atriz feminina principal no filme “Twist à Bamako”, que tem arrancado elogios dos críticos da sétima arte.

A película, de Robert Guédiguian, que estreou no passado dia 5 de Janeiro, trata os primeiros anos da independência do Mali.

O filme tem a jovem Alice no papel de Lara, uma das protagonistas, ao lado de Stéphane Bak, um francês de origem congolesa, que interpreta o papel de Samba, por quem Lara se apaixona ao fugir de casa e de um casamento forçado numa zona rural do Mali, em 1962.

Segundo avança a RFI, “chovem elogios” a este primeiro papel de Alice, na pele da jovem Lara, num filme para aquela que até ao momento era, sobretudo, conhecida como modelo, com trabalhos para Guci ou Dior, só para citar alguns.

O impacto tem sido tão grande que Alice admitiu à RFI que doravante gostaria de passar o resto da vida a fazer cinema.

As suas experiências teatrais, em França e nos Estados Unidos, no âmbito de um intercâmbio com a cidade de Illinois, deram nas vistas e o realizador Robert Guédiguian, comunista confesso de origem arménia, admite ter colocado muito da sua personagem em Samba, o namorado de Lara.

Um revolucionário comunista, Samba, determinado, porém, a não descurar os ritmos do twist que chegam dos Estados Unidos, logo a seguir à independência maliana. Poderá o amor de Lara e de Samba resistir ao peso das tradições e da revolução comunista? Este é o ponto de partida para este enredo, filmado no Senegal.

Confira o trail do filme aqui: https://www.youtube.com/watch?v=4JbwjjZp-AI

C/RFI

PUB

PUB

PUB

To Top