PUB

Santo Antão

Carlos Lopes divulga tradições além fronteiras

Carlos Lopes, 37 anos, é um artesão e pintor natural de Fajã dos Cumes, Santo Antão e é mentor da iniciativa “Terra d’ Soded” que tem divulgado o artesanato, as gentes e as tradições de Santo Antão além-fronteiras.

Define-se como um homem da cultura apaixonado pela pintura, costura e várias outras vertentes do artesanato. A iniciativa “Terra d’ Soded” desenvolvida por Calu, como também é conhecido, pretende solidificar a identidade da cultura de Santo Antão.

Para tal, têm actuado em intervenções sociais nas escolas e na sociedade desenvolvendo, principalmente, o projecto de homenagem em vida de figuras emblemáticas das comunidades.

Até agora foram pintadas sete figuras do Tarrafal de Monte Trigo, Planalto Norte e da cidade do Porto Novo, Fajã dos Cumes (Ribeira Grande) e a próxima a ser homenageada é o professor aposentado e agricultor Simão Évora, também do Tarrafal de Monte Trigo.

Este artista explicou ainda que o projecto “Terra d’ Soded” visa ainda empoderar as comunidades criando atractivos turísticos através de pintura e de outras actividades com benefícios das famílias.  

A esta valência une-se o audiovisual, outra área também bem explorada pelo artista. Carlos e a sua equipa têm também percorrido algumas localidades encravadas da ilha das montanhas para expor, em vídeo reportagem, a realidade de zonas com dificuldades sociais.

O trabalho feito orgulha Carlos Lopes, que segue firme na conquista de sonhos, na promoção da cidadania e no objetivo de colocar a cultura e as gentes de Santo Antão na “boca do mundo” com o “Terra d’ Soded”.

PUB

PUB

PUB

To Top