PUB

Santiago

Navio ESER deixa Porto da Praia três anos após arresto por apreensão de droga

O navio cargueiro ESER, imobilizado há cerca de três anos, no Porto da Praia, na sequência de arresto por apreensão de droga, deixou esse porto nesta quinta-feira, 13, rumo a Dakar.

Fonte da Enapor, citada pela Inforpress, diz que o navio ESER deixou o Porto da Praia rumo a Dakar (Senegal), sob agenciamento da empresa Navex, pertencente ao grupo ETE.

De acordo com a mesma fonte, o navio foi apreendido a 31 de Janeiro de 2019 e durante este período o Porto da Praia enfrentou “enormes dificuldades” na prestação de serviços aos navios, “acumulando prejuízos e alguns constrangimentos” na gestão do cais internacional, que ficou limitado.

Apreensão

O navio ESER foi surpreendido com dez toneladas de cocaína a bordo, quando fez uma escala técnica obrigatória para reportar o falecimento de um dos 13 tripulantes russos.

Foi a maior apreensão de estupefacientes em Cabo Verde, mas a operação foi toda ela monitorada pelo MAOC-CV, que forneceu os dados da embarcação com bandeira do Panamá, que sairá daquele país da América latina com destino a Marrocos.

Os 12 russos foram detidos, mas um deles faleceu na cadeia de São Martinho.

Os 11 restantes foram julgados e condenados a dez e 12 anos de prisão e o ESER confiscado a favor do Estado, que viria a alienar a embarcação.

O navio ESER tem 99,29 metros de comprimento, 14 de largura e dispõe de um porão corrido com capacidade para transportar 194.000 cbf de carga seca a granel/contentores.

Foi construído na Alemanha, em 1984, com motor principal da marca MWM em linha com seis cilindros.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top