PUB

Mundo

Legislativas em Portugal: Presidente do Parlamento recomenda Voto Antecipado 

O Presidente da Assembleia da República Portuguesa (Parlamento), Eduardo Ferro Rodrigues, apela ao voto nas Eleições Legislativas do dia 30 de janeiro, lembrando que “votar é defender a Democracia”, e recomendou que os eleitores optem pelo Voto Antecipado.

“Neste final de Mandato, e num dos últimos actos enquanto Presidente da Assembleia da República, quero apelar ao sentido cívico das portuguesas e dos portugueses, para que não deixem de exercer o seu Direito de Voto”, sublinhou o OPresidente do Parlamento Português – citado pelo portal jn.pt.

O apelo foi deixado por Ferro Rodrigues, numa Mensagem publicada este sábado, 15, na Página da Assembleia da República, na qual salienta a importância do voto, recordando que está em causa um “Direito que tanto custou a conquistar”.

Referindo que “só em Democracia é possível escolher”, o Presidente do Parlamento escreve, por outro lado: “votar é defender a Democracia e exercer, em plenitude, a nossa Cidadania”.

Falando sobre o atual contexto pandémico, Ferro Rodrigues admite o constrangimento imposto pelas restrições em vigor, mas ressalva que as eleições antecipadas de 30 de janeiro não são as primeiras que se realizam em plena pandemia da covid-19.

“Esta é uma situação que já vivemos, faz exatamente um ano, numa altura em que os efeitos da pandemia eram mais acentuados e gravosos, tendo, não obstante, o ato eleitoral de então decorrido com total normalidade, salvaguardando-se, em simultâneo, a segurança e a saúde de todos”, lembra.

Cenário actual 

Perante o cenário actual, Ferro Rodrigues recorda a possibilidade de votar antecipadamente, através do chamado Voto em Mobilidade, no dia 23, e apela a que os eleitores optem por essa Modalidade, de forma a prevenir concentrações nas Assembleias de Voto e o impedimento de ir às urnas no Dia das Eleições (a 30 de janeiro), por se estar em Isolamento.

“Seja em que Modalidade for, reitero o meu Apelo a todas as portuguesas e a todos os portugueses, para que não deixem de participar no próximo Acto Eleitoral”, salienta.

E conclui: “Votar é um Direito e um Dever. Não exercer esse Direito é deixar em mãos alheias a escolha que só a cada um pertence. A escolha do nosso futuro individual e colectivo”.

As Eleições Legislativas Antecipadas realizam-se no dia 30 de Janeiro. O Voto Antecipado em Mobilidade acontece no dia 23 de Janeiro e os eleitores podem inscrever-se para essa Modalidade, nos dias 16 e 20 de Janeiro.

PUB

PUB

PUB

To Top