PUB

Mundo

Em razão das enchentes:  Papa manifesta proximidade e solidariedade ao Brasil

O Papa Francisco lembra aqueles que perderam a vida nas enchentes, causadas pelas fortes chuvas, que desde Dezembro têm atingido e devastado vários Estados do Brasil.

Após a Oração Mariana deste II Domingo do Tempo Comum – relata o portal vaticannews.va -, o Chefe da Igreja Católica manifestou a sua Solidariedade para com as vítimas das enchentes que, desde o começo de Dezembro, têm atingido várias regiões do Brasil (na América Latina). Inicialmente, foram a Bahia e Minas Gerais, mas já são dez Estados castigados pelas chuvas e consequentes enchentes.

“Manifesto a minha proximidade às pessoas afectadas por chuvas fortes e inundações, em diferentes regiões do Brasil, nas últimas semanas. Rezo em particular pelas vítimas e suas famílias, e por aqueles que perderam suas casas. Que Deus ajude os esforços daqueles que estão prestando socorro”, palavras do Santo Padre, após a Oração Mariana do Angelus, ao meio-dia de domingo, 16 de Janeiro, celebrado, também, como o II Domingo do Tempo Comum.

A Oração do Papa Francisco “ilumina a difícil situação do Brasil, onde a emergência nos dez Estados atingidos pelas chuvas e inundações continua elevada (durante e no pós-inundações)”, particularmente nos Estados da Bahia e Minas Gerais, nos quais já morreram mais de 50 pessoas.

Prejuízos

As consequências para a População têm sido desastrosas, com a perda de casas, escolas e infra-estruturas.

Entre as localidades afectadas está Brumadinho, em Minas Gerais, onde o rompimento da Barragem, em 25 de Janeiro de 2019, havia causado mais de 270 mortes. Há também temores de rompimento de 42 barragens no País, incluindo a de Usina de Carioca, perto de Pará de Minas, onde mais de cem mil pessoas foram alertadas.

Em Ouro Preto, lugar famoso por sua Herança Histórica, um deslizamento de terra e lama varreu um Edifício Neo-Colonial, do século XIX, o primeiro da Cidade, felizmente sem causar feridos.

Segundo o último Relatório da Defesa Civil, Minas tem, actualmente, 374 Cidades em Estado de Emergência e 30,5 mil pessoas desabrigadas.

Actuação da Cáritas
Diante das necessidades de tantas pessoas, tem havido uma Mobilização Internacional. A Cáritas Internacional está coordenando as ajudas, em estreita colaboração com a Caritas Brasileira.

Os Estados Unidos da América e a União Europeia também já forneceram as primeiras ajudas. Bruxelas enviou um milhão de Euros, em Fundos de Emergência,. para responder às consequências das enchentes.

 “Este financiamento, visa cobrir as necessidades urgentes, através do fornecimento de alimentos, água potável, abrigo e artigos domésticos. Os Parceiros Humanitários também apoiarão a População com Serviços de Saúde para mitigar o risco de epidemias”,  escreve a Comissão Europeia, em Comunicado.

PUB

PUB

PUB

To Top