PUB

Desporto

CAF realiza sorteio para CAN 2023 e Qatar 2022 este fim-de-semana

A Confederação Africana de Futebol realiza na próxima sexta-feira e sábado, nos Camarões, os sorteios da fase preliminar da CAN 2023 e da terceira fase das eliminatórias africana da copa do mundo da FIFA Qatar 2022.

O sorteio da fase preliminar da Copa das Nações Africanas da Costa do Marfim’2023 será realizado na sexta-feira, 21, às 16h00 locais (14h00 de Cabo Verde).

Qatar 2022

Já o sorteio da terceira fase das eliminatórias africanas da Copa do Mundo da FIFA Qatar’2022 será efectuado no sábado, às 16h00 (14h00 de Cabo Verde) no mesmo local.  Ambos os sorteios serão transmitidos ao vivo nas plataformas da CAF.

De acordo com o regulamento, para a ronda preliminar estarão em disputa as 12 equipas menos classificadas, que serão divididas em dois níveis, pelo que as seis equipas melhores classificadas jogarão contra as seis equipas menos classificadas, com a primeira mão a ser disputada em casa das equipas com classificação mais baixa.

Os seis vencedores agregados se juntarão às 42 equipas melhores classificadas na fase de grupos das eliminatórias.

Nível 1: Lesoto, Eswatini, Botsuana, Gâmbia, Sudão do Sul e Maurício.

Nível 2: Chade, São Tomé e Príncipe, Djibuti, Somália, Seychelles e Eritreia.

Já para as eliminatórias Africanas da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022, prova da qual Cabo Verde ficou eliminada na primeira fase, as 10 equipas classificadas foram divididas em dois níveis com base no ‘ranking’ oficial da FIFA, publicado em Novembro de 2021.

As cinco selecções melhores posicionadas jogarão contra as cinco menos classificadas (a primeira partida será disputada em casa das equipas de classificação mais baixa).

De acordo com o “ranking” publicado em 19 de Novembro de 2021, após a última rodada, a distribuição das equipas nos dois potes coloca Senegal, Marrocos, Tunísia, Argélia e Nigéria no nível 1, ao passo que as selecções nacionais do Egipto, dos Camarões, do Gana, do Mali e da República Democrática do Congo estão alocados no nível 2.

C/ Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top