PUB

Santo Antão

Porto Novo: Agricultores fustigados pela escassez de água 

A falta de água para a agricultura tem sido uma reclamação dos agricultores de alguns vales, no interior do Porto Novo, por causa da seca que fustiga este município há cinco anos.

As zonas de Alto Mira e Ribeira das Patas, dois dos maiores vales agrícolas do concelho de Porto Novo, são as que mais padecem da falta de água, informaram as respectivas associações de agricultores, que pedem investimentos na mobilização de água subterrânea.

Alto Mira 

Em Alto Mira, o presidente da associação dos agricultores, Idalino Fortes, declarou à Inforpress que a “escassez de água é a maior preocupação” dos lavradores locais, sobretudo no primeiro povoado, e em Faial, devido à diminuição do caudal das nascentes provocada pela seca, que assola Porto Novo.

Além da recuperação da barragem subterrânea em Chã de Branquinho a classe propõe ainda a execução de um furo no primeiro povoado de Alto Mira.

“Pior seca dos últimos anos”

Em 2021, Porto Novo viveu “o pior dos últimos cinco anos de seca” que está a ter impacto no caudal das nascentes também na Ribeira das Patas, segundo o representante da associação para o desenvolvimento integrado desta localidade, Arlindo Delgado.

Os lavradores locais têm estado a pedir investimentos na mobilização de água subterrânea no quadro do projecto de reordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas.

Também, na Ribeira dos Bodes as nascentes estão a secar, segundo o porta-voz dos agricultores, Henrique da Luz, realçando, contudo, o facto de este vale dispor de três furos que estão a conseguir disponibilizar aos lavradores.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top