PUB

Educação

Cerca de três mil eleitores escolhem hoje novo reitor da Uni-CV

A eleição do novo reitor da Universidade de Cabo Verde acontece hoje,19. A comissão eleitoral da universidade garante estar tudo a postos para que os cerca de três mil eleitores possam escolher o novo reitor da faculdade pública. José Arlindo Barreto, Odair Varela e Maria de Lourdes Gonçalves estão na disputa.

 A presidente da comissão eleitoral, Clementina Furtado, avançou que as urnas abriram às 09h00 e encerram às 17h00, mas de acordo com o regulamento podem encerrar uma hora mais cedo desde que todos os inscritos já tenham exercido o seu direito de voto.  

Adiantou que neste momento estão inscritos cerca de três mil eleitores entre professores, alunos e funcionários e podem votar os estudantes que estão no segundo ano do curso e docentes e funcionários com contrato a partir de dois anos, incluindo os estudantes com propinas em atraso.   

Explicou que o Pólo 1, localizado em Palmarejo, conta com nove mesas,  Polo 2 em São Vicente e no Polo 3 em Cruz Grande, Assomada, com 3 mesas.  

Segundo Clementina Furtado, os votos antecipados e por correspondência foram solicitados dez dias antes do dia da votação para as pessoas que estão mobilizados ou que não se encontram na ilha de Santiago e São Vicente.  

Na ocasião, deixou um apelo a toda comunidade académica no sentido de se dirigir às urnas para que não haja uma taxa elevada de abstenção, já que os resultados das últimas eleições realizadas no País têm demonstrado “um desinteresse” dos cabo-verdianos, sobretudo dos jovens.  

Nas eleições do dia 19 de Janeiro concorrem três candidatos, José Arlindo Barreto, Odair Varela e Maria de Lourdes Gonçalves.  

O reitor é eleito por um colégio eleitoral, conforme estipulado nas alíneas a) a d) do nº 4 do Artº 6 do Regulamento para Eleição do reitor.  

O mandato do reitor é de quatro anos, não podendo ser eleito por mais de dois mandatos consecutivos.  

C/ Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top